Sábado
17 de junho
Jugo
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus 11:30, ARA

Segundo a definição dos dicionários, jugo é uma “peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois”. Com esse instrumento, o agricultor pode conduzir os animais e usá-los melhor nas tarefas do campo.

É por aí que se forma o sentido figurado da palavra jugo, que pode significar: submissão, obediência, autoridade, domínio, sujeição. Era mais ou menos isso que Jesus tinha em mente quando disse as lindas palavras do versículo de hoje.

No tempo de Cristo, havia vários mestres da lei. Esses homens interpretavam os mandamentos de Deus e diziam como as pessoas deviam se comportar. Quem resolvesse seguir os ensinos desses líderes recebia o que se chamava de jugo do rabino, ou seja, a pessoa se submetia à autoridade do mestre e obedecia à lei, do jeito que ele ensinasse.

Com as palavras do versículo de hoje, Jesus está apresentando um novo jugo. Enquanto a maior parte dos líderes religiosos sobrecarregava seus seguidores com leis pesadas demais para serem obedecidas, o Senhor propõe algo mais leve e fácil de carregar.

O problema é que, quando se compara a forma como Jesus interpreta a lei de Moisés com qualquer outra interpretação de seu tempo, o jugo dele parece muito mais pesado do que o de outros.

Por exemplo, no sermão do monte, Ele ensina que, só de olhar, uma pessoa pode cometer adultério e que, apenas falando duramente, alguém pratica o assassinato. Que história é essa de jugo leve, então?

O jugo de Jesus é realmente o mais pesado de todos. Porém, Ele tem poder para fazer algo que nenhum outro mestre tem capacidade: Ele nos fortalece com seu Espírito. Assim, o que parece pesado demais torna-se leve, porque nosso corpo espiritual passa a ser energizado com a graça divina.

Na prática, isso significa que coisas “impossíveis” como amar os inimigos, ter prazer em fazer o bem, ter nojo do pecado e desejar ardentemente as coisas do Céu tornam-se possíveis pelo poder de Deus na vida. Se você deseja essa força incrível, tome hoje o jugo de Jesus, e Ele vai lhe ajudar a carregar os fardos.