Terça-feira
20 de junho
Instrumento
Não pensem que precisarão de muito equipamento para cumprir a missão. Vocês são o equipamento. Marcos 6:8, 9, A Mensagem

Durante as décadas de 80 e 90, a série Profissão: Perigo fazia muito sucesso na TV. Os episódios sempre giravam em torno das aventuras de MacGyver, o personagem principal, que, lutando contra os vilões, se metia em situações aparentemente sem solução, sobretudo porque não contava com nenhum tipo de equipamento para vencer na hora da crise. Quando tudo parecia perdido, e a morte dele e de pessoas inocentes era certa, MacGyver, com toda sua habilidade e conhecimento científico, resolvia o problema com recursos improvisados e incríveis.

A lista de criações dele é longa, mas se destacam bombas feitas com chicletes, mísseis desarmados com tênis, máquina de soldagem montada com lentes de óculos quebrado, e muitas outras façanhas inacreditáveis. As saídas impressionantes do herói fizeram tanto sucesso que a criação de equipamentos improvisados foi incorporada à cultura americana com o nome de “MacGyverismo”.

A recomendação de Jesus para a missão dos discípulos foi meio “MacGyver”. O Senhor disse a eles “para não levarem nada na viagem, somente uma bengala para se apoiar. Não deviam levar comida, nem sacola, nem dinheiro. Deviam calçar sandálias e não levar nem uma túnica a mais” (Marcos 6:8, 9).

Com isso, Jesus queria ensinar a importância de depender de Deus para tudo. Se o Espírito Santo estiver conduzindo nossa vida, a vitória é garantida. A cultura, o dinheiro ou os equipamentos modernos não determinam o sucesso da missão que Jesus nos confiou.

Essas coisas podem até acrescentar, mas jamais substituem o que é essencial. É como diz o salmista: “Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor, nosso Deus” (Salmo 20:7).

Em realidade, como o versículo de hoje ensina, nós é que somos o equipamento nas mãos de Deus. Para que as pessoas sejam salvas do pecado e levadas a Cristo, é preciso que cada um de nós esteja disponível para ser um simples instrumento.

Quando tudo parece perdido, Jesus, o verdadeiro especialista em soluções impossíveis, só precisa de gente como eu e você para explodir as prisões espirituais em que muitas pessoas estão. Diga hoje para Cristo: “Senhor, estou aqui. Usa-me inteiramente em teu serviço.”