Quarta-feira
21 de junho
O fracasso do sucesso
Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco. Marcos 6:31

A seleção brasileira de futebol havia feito uma Copa das Confederações impecável em 2013. Depois de ganhar de adversários fortes como Espanha e Itália, o time parecia preparado para ganhar o campeonato mundial no ano seguinte.

O clima de já ganhou era uma realidade para torcedores, parte da imprensa, comissão técnica e jogadores. Os treinos eram abertos para quem quisesse filmar e analisar. Festa e alegria dominavam o ambiente. Depois de 64 anos, o Brasil sediaria uma Copa do Mundo de novo. Perder não passava pela cabeça de ninguém.

Com o apoio da torcida, o time se classificou para as semifinais. Nada parecia ter o poder de tirar o otimismo da seleção canarinho, nem mesmo o adversário: a poderosa Alemanha.

Porém, a euforia e a alegria excessiva haviam tomado o lugar da concentração e da seriedade nos treinamentos. O resultado todo mundo sabe. A seleção sofreu sua mais humilhante derrota: 7 x 1 para os alemães em pleno Mineirão.

A lição a aprender do vexame histórico é a mesma que Jesus queria ensinar aos discípulos quando os chamou para descansar um pouco. Eles haviam retornado de uma grande vitória e estavam eufóricos com os resultados incríveis. “Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado” (Marcos 6:30).

Jesus queria livrá-los do risco de imaginar que as vitórias obtidas haviam ocorrido por conta de talento e capacidade próprios. “À medida que […] os homens são bem-sucedidos em realizar alguma obra para Deus, há risco de confiar em planos e métodos humanos. Vem a tendência de orar menos e ter menos fé. Como os discípulos, arriscamo-nos a perder de vista nossa dependência de Deus […]. Necessitamos olhar continuamente a Jesus, compreendendo que é seu poder que realiza a obra” (O Desejado de Todas as Nações, p. 362).

Nunca deveríamos nos esquecer de que “tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do Céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu” (Tiago 1:17).

Na vida, só alcançamos o sucesso em qualquer área quando é Deus quem nos dirige e quando reconhecemos que as vitórias vêm dele. Hoje, Jesus nos convida a descansar um pouco perto dele para aprendermos a receita do verdadeiro sucesso.