Domingo
25 de junho
180 graus
O milagre do profeta Jonas é o único sinal que lhes será dado. Mateus 12:39

Conversão é inversão de rota. Esse processo ocorre, por exemplo, quando um motorista descobre que seu trajeto para o norte está errado e, por isso, resolve voltar-se para o sul. É possível que algo parecido já tenha acontecido em alguma viagem de sua família.

No versículo de hoje, Jesus se refere ao milagre de Jonas e o grande peixe. Porém, o profeta só foi parar na barriga do monstro marinho porque Deus quis fazer uma drástica conversão. O Senhor disse a Jonas: “Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos” (Jonas 1:2). Porém, o profeta resolveu fugir “do Senhor, indo na direção contrária. Ele desceu a Jope e ali encontrou um navio que estava de saída para a Espanha” (Jonas 1:3). Nínive fica a leste de onde Jonas estava, e a Espanha a oeste, o que evidencia a decisão do profeta fujão de contrariar completamente a ordem divina. Nesse caso, só uma conversão resolveria o problema.

Enquanto Jonas roncava no porão do navio, “Deus mandou um forte vento, e houve uma tempestade no mar. Era tão violenta, que o navio estava em perigo de se partir ao meio” (Jonas 1:4). Qual foi o propósito disso? Acordar o profeta para recolocá-lo na rota certa.

Todos nós temos uma missão divina. Se ainda não nos demos conta disso significa que estamos no caminho errado e precisamos “dar um cavalo de pau” em nossa experiência espiritual. Conversão é ir para onde Deus está indo. No caso de Jonas, o traçado divino tinha como destino a grande cidade de Nínive. Era para lá que o profeta deveria ir. Em seu comodismo e preconceito, Jonas havia tomado o sentido oposto. Só vai para onde Deus está indo quem é convertido. É por isso que Ellen White diz: “Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como um missionário”
(A Ciência do Bom Viver, p. 102).

Deus é quem cria os meios para a conversão, como fez com Jonas ao enviar a tempestade e o grande peixe. Por isso, não estranhe se alguma “baleia” resolver engolir você. Pode ser Deus tentando converter seu coração para colocá-lo na rota divina.

Ao seguir o rastro do Senhor, você encontrará a salvação. Inevitavelmente, no caminho certo, você ajudará muita gente a fazer um giro de 180 graus para também seguir os passos de Jesus.