Terça-feira
20 de junho
Livre escolha
Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência. Deuteronômio 30:19, ARA

Quando meu filho mais velho atingiu a maioridade, senti que deveria lhe conceder a escolha de continuar ou não frequentando a igreja. Confiava que ele continuaria frequentando a igreja na qual crescera e onde – com um espírito amoroso e manso – aceitara a Cristo como Salvador. Quando meu filho escolheu não ir à igreja naquele primeiro sábado, orei a Deus e pensei: Quem sabe, na próxima semana… No entanto, em sua recém-descoberta liberdade, meu filho continuou escolhendo permanecer em casa em vez de ir à igreja. Meu coração dolorido vem testemunhando essa mesma escolha dele há dois anos. Já fui tentada a retirar essa liberdade de escolha que lhe concedi. Mas como fazer isso? Como eu posso, sem quebrar a confiança dele na minha palavra, exigir sua obediência?

Recentemente, por meio dessa situação que continua a mesma, Deus me fez lembrar de que Ele também me dá a liberdade de escolha. Ele também continua a amar Seus filhos mesmo quando fazem escolhas prejudiciais: usar drogas, consumir álcool, assistir a programas de TV que causam impacto negativo em sua vida, comer de modo intemperante, ou mesmo comprar de forma excessiva e compulsiva. Deus, nosso Pai celestial, permanece interessado em nós mesmo quando permitimos que outros “deuses” deste mundo ocupem o tempo que poderíamos passar em oração, lendo Sua Palavra, apreciando música enobrecedora e frequentando a igreja. Sei como meu coração sofre por meu filho e como se parte diante das escolhas que ele faz. O coração de nosso Pai celestial também sofre e se parte diante de algumas de nossas escolhas diárias, vendo-nos desperdiçar tanto da vida abundante e das bênçãos que Ele ainda torna acessíveis para nós, se tão somente as escolhêssemos. Mateus 7:11 declara: “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos Céus, dará coisas boas aos que Lhe pedirem!”

A misericórdia e a sabedoria de Deus não Lhe permitem retirar nossa liberdade de escolha. Ele sabe que isso provaria que Satanás tem razão, pois o inimigo alega maldosamente que Deus é injusto. Com amor e paciência, Deus espera que Lhe peçamos auxílio até nos detalhes de nossa vida. Escolha-O, juntamente comigo, hoje e todos os dias. Enquanto isso, continuo em oração por meu filho.

Tammy Jamieson