Quarta-feira
21 de junho
Outra vez, não!
Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Mateus 7:7

Já passava da meia-noite, e eu tinha completado o trabalho relacionado com um projeto que apresentaria no dia seguinte. Então me lembrei de alguns documentos exigidos para fundamentar parte da apresentação. A escrivaninha estava coberta com várias pilhas de papéis, mas, lembrando-me exatamente em que pilha tinham sido colocados, semanas antes, os documentos necessários, passei a procurá-los confiantemente.

Sem sinal dos documentos naquela pilha, passei a examinar os papéis em todas as pilhas sobre a mesa. Nada. Onde poderiam estar? Comecei a ficar ansiosa. O tempo corria. Eu precisava dormir um pouco porque haveria um dia cheio diante de mim. Continuei, no entanto, a procurar. Aqueles que me conhecem estão bem cientes da minha impaciência e do meu aborrecimento quando não consigo encontrar as coisas. Detesto procurar alguma coisa; mas, se preciso, então vou procurar.

Por fim, fiz uma oração silenciosa na direção do Céu: Senhor, permite que eu veja os papéis. Voltei à pilha original, na qual tinha certeza de que eles haviam sido colocados. Cuidadosamente, olhei uma folha de cada vez. Não demorou muito, ali estavam os documentos “perdidos”! Dei um suspiro de alívio e de gratidão. Agora eu podia dormir.

Então me perguntei: Sou tão determinada e empenhada em buscar, diligentemente, encontrar e seguir o Caminho, quanto eu fui em procurar e encontrar aqueles documentos? Temo que, muitas vezes, dediquemos grande esforço, energia e tempo para alcançar metas e coisas temporais, materiais, efêmeras em detrimento das perenes. Desafortunadamente para nós, objetivos transitórios, com recompensa imediata, parecem mais atraentes do que aqueles que envolvem gratificação posterior – aquelas recompensas eternas que demandam esforço contínuo e um olhar decidido sobre o prêmio.

Talvez nossa visão não esteja treinada para olhar além, considerando a aparente distância daquilo que é celestial e eterno em relação à nossa mente mundana. Compete-nos orar pedindo guia, coragem e entendimento. Precisamos fixar nossas prioridades com sabedoria. Devemos investir na busca das coisas eternas tanto ou mais tempo e energia do que são dedicados às coisas transitórias, que passam com tanta rapidez.

Marion V. Clarke Martin