Quarta-feira
26 de julho
Evidências da atividade divina
Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. Salmo 1:1, 2

Fico impressionada pelo modo como o Espírito Santo guia a mente das mães que se colocam nas mãos de Deus para criar os filhos. Em livros devocionais, leio sobre experiências semelhantes às minhas ao redor do planeta – embora as escritoras e eu não nos conheçamos, mas Deus nos conhece.

Quando nasci, minha mãe tinha 42 anos. Assim, em minha adolescência, ela era mais uma avó do que uma mãe. Mulher simples. Viúva. Contudo, sempre teve um profundo relacionamento com Deus e era dotada com discernimento e sabedoria que só podiam vir da guia do Espírito Santo em todas as coisas, para ela e suas filhas – minhas duas irmãs mais novas e eu.

Certa ocasião, na cidade onde morávamos, houve uma festa com a apresentação de cantores seculares. Minhas amigas queriam que eu fosse. Estavam dispostas a pedir permissão para minha mãe, mas decidi que eu mesma pediria. Solicitei permissão da minha mãe para assistir ao concerto com minhas amigas. Em vez de argumentar comigo, ela simplesmente me pediu que lesse o Salmo 1 e depois tomasse minha própria decisão. Quão sábia ela foi – com a sabedoria do Céu!

Hoje, como educadora, sei que não haveria modo mais sábio do que esse ao interagir com uma garota adolescente. Embora eu tivesse sido batizada aos 12 anos de idade, aquele momento de convicção, após o conselho de minha mãe, foi minha conversão real. A responsabilidade por minha escolha foi colocada em minhas próprias mãos. Tive que decidir qual caminho seguir. Sei que mamãe estava orando por mim naquele momento, pois as palavras do salmista entraram em meu coração e pesaram bastante em minha mente. Antes, quando criança, eu havia lido os salmos. Porém, nunca um deles havia significado tanto para mim como naquele momento de decisão. Aquelas palavras se repetiam em minha cabeça: “sua satisfação está na lei do Senhor”. “Meu deleite estará na lei do Senhor.” É isso, percebi. Minha satisfação deve estar na lei do Senhor.

O Espírito Santo continua atuando na mente de mães piedosas que clamam pela sabedoria celestial na criação dos filhos. Assim, mães e mulheres, “se [alguma] de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1:5).

Lidia Graepp Voos