Quinta-feira
10 de agosto
Permaneça em Cristo
Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor. João 15:10

Uma vez formada, a união com Cristo deve ser mantida. Cristo disse: “Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em Mim” (Jo 15:4). Isso não é um contato casual, ora sim ora não. O ramo torna-se uma parte da videira viva. A comunicação de vida, força e fertilidade da raiz aos ramos é livre e constante. Separado da videira, o ramo não pode viver. “Tampouco”, disse Jesus, “vocês podem viver separados de Mim. A vida que de Mim receberam só pode ser conservada por meio de contínua comunhão. Sem Mim não podem vencer um só pecado, ou resistir a uma única tentação”.

“Estai em Mim, e Eu em vós.” Permanecer em Cristo significa receber constantemente, de seu Espírito, uma vida de inteira entrega a Seu serviço. As vias de comunicação entre o ser humano e Deus devem estar sempre desimpedidas. Como o ramo tira a seiva da videira viva sem cessar, assim nos devemos apegar a Cristo, e dEle receber, pela fé, a força e perfeição de Seu caráter. […]

A vida da videira vai se manifestar em fragrantes frutos nos ramos. “Quem permanece em Mim”, disse Jesus, “e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15:5). Quando vivermos pela fé no Filho de Deus, os frutos do Espírito vão se manifestar em nossa vida. Não faltará nenhum.

“Meu Pai é o Agricultor. Todo ramo que, estando em Mim não der fruto, Ele o corta” (Jo 15:1, 2). Embora o enxerto esteja externamente unido à videira, pode não haver nenhuma ligação vital. Então não haverá crescimento ou fertilidade. Assim pode haver uma aparente conexão com Cristo, sem uma real união com Ele pela fé. Uma profissão de religião introduz as pessoas na igreja, mas o caráter e a conduta mostram se elas estão ligadas a Cristo. Se não dão frutos, são falsas varas. Sua separação de Cristo envolve uma ruína tão completa como a que é representada pela vara seca. “Se alguém não permanecer em Mim”, disse Cristo, “será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam” (Jo 15:6) (O Desejado de Todas as Nações, p. 676).