Domingo
13 de agosto
Permanecer firme
É perseverando que vocês obterão a vida. Lucas 21:19

Certa manhã, bem cedo, enquanto lia a Bíblia, encontrei o texto de Isaías 7:9, que declara: “Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão!” Ele não diz: “Vocês podem não resistir”. Diz, simplesmente, que “não resistirão”.

Ao meditar sobre o que significa permanecer firme na fé, pensei em minha mãe. Ela se casou com alguém que não era cristão nem tinha qualquer interesse em coisas espirituais. Muitas vezes, ela ficou firme em suas convicções e nunca cedeu às persuasivas sugestões do meu pai no sentido de fazer coisas que ela sabia, pela Bíblia, serem erradas. Com o auxílio de Cristo – e com bondade –, ela sempre ficou firme. Por fim, meu pai se tornou cristão. Por causa do exemplo de mamãe, ele também aprendeu a permanecer firme naquilo em que acreditava.

Outros exemplos de “ficar firme” me vêm à mente. Daniel e seus três amigos resolveram não se contaminar (Dn 1:8-17). Em outras palavras, eles tomaram a decisão de permanecer firmes. Posteriormente, Deus poupou os três hebreus da fornalha ardente, e Daniel, da cova dos leões.

Para a maioria dos cristãos, permanecer firme é um processo. Para Pedro, certamente foi. Mateus 26:58 diz: “E Pedro O seguiu [a Jesus] de longe”. Sem estar firme ainda, Pedro seguia a distância e acabou jurando que não conhecia seu Mestre! Felizmente, Pedro se arrependeu com amargas lágrimas e, mais tarde, escreveu em sua primeira epístola: “Resistam-lhe [ao diabo], permanecendo firmes na fé” (1Pe 5:9). Que transformação! Pedro aprendera que se não ficasse firme em Jesus simplesmente não resistiria.

Paulo, certamente, entendeu a importância de permanecer firme. Ao longo de suas cartas à igreja primitiva, podemos ler as admoestações de Paulo a que permanecessem espiritualmente fortes. Paulo disse aos coríntios como poderiam ficar firmes: “é pela fé que vocês permanecem firmes” (2Co 1:24).

Paulo também disse que Deus abençoa a firmeza fundamentada na fé. “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil” (1Co 15:58). Para Seus discípulos, Cristo destacou o resultado final de permanecerem firmes: “Aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mc 13:13). Peçamos a Jesus, cada dia, que nossos passos sejam firmes! (Sl 37:23).

Sharon Oster