Terça-feira
15 de agosto
Por quê?
Mestre, por que este homem nasceu cego? João 9:2

Uma das coisas mais difíceis para pais de primeira viagem é identificar o motivo do choro de seus bebês. Como os recém-nascidos não podem determinar o que estão sentindo, os pais ficam tentando adivinhar o que a linguagem do choro está tentando comunicar.

A musicista Priscila Dunstan diz ter conseguido classificar e identificar o significado dos diversos tipos de choros de bebês. Segundo ela, os recém-nascidos choram de forma igual no mundo inteiro e, para cada necessidade, usam um tipo específico de choro.

Ela diz que a criança faminta produz um ruído semelhante à palavra “neh”; a que está com gases, “eh”; fralda suja ou outros desconfortos, “heh”; sono, “own”; e cólica “eairh”. Priscila desenvolveu até um aplicativo para que os pais possam ouvir os tipos de choro e comparar com os dos filhos.

Seria muito bom se tivéssemos algo semelhante também para usarmos com adolescentes e até com adultos. Às vezes, as pessoas começam a apresentar comportamentos estranhos, certas rebeldias ou atitudes inadequadas e deixam quem está à volta sem saber o motivo.

Nem sempre, agimos de maneira errada por maldade. Por exemplo: Quantos jovens entram no mundo das drogas ou da impureza sexual para tentar fugir de uma realidade cruel na qual estão inseridos? Às vezes, as atitudes de alguém podem ser uma espécie de grito de socorro ou, no mínimo, um clamor por compreensão. É óbvio que as péssimas escolhas só pioram a situação; mas, se alguém estiver atento a esses sinais, sofrimentos piores podem ser evitados, ao se identificar as causas e lutar contra elas.

Se todos pensássemos assim, nossos relacionamentos também seriam mais felizes. Exigiríamos menos dos outros e procuraríamos entender o motivo de suas ações. A cara fechada de uma pessoa necessariamente não quer dizer que ela não goste de você. Seu colega pode estar revelando um problema que está sendo difícil para ele.

No versículo de hoje, os discípulos de Jesus estavam perguntando o porquê da cegueira de um homem. A falta de visão, a pobreza e o sofrimento daquele rapaz deveriam ter uma causa, e era preciso saber. Jesus sabia o motivo e resolveu o problema do sofredor. Como Cristo, esteja atento ao “choro” de quem está à sua volta. Pode ser que alguém esteja clamando por socorro, bem perto de você.