Segunda-feira
21 de agosto
Salmo 23
Eu sou o bom pastor. João 10:11

É impossível ler o versículo acima sem se lembrar do salmo mais famoso da Bíblia. O Salmo 23 está entre o 22 e o 24. Você deve estar pensando agora: “Mas isso é óbvio!” Sim, é óbvio; porém, há bastante informação nessa obviedade. O Salmo 22 é conhecido como o salmo da cruz. Nesse texto, o salmista retrata o sofrimento do Messias, e o primeiro verso dessa poesia foi citado pelo próprio Cristo em sua agonia no Calvário: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Marcos 15:34).

O Salmo 24, por sua vez, é tido como o salmo da glória. Nessa passagem belíssima, o Messias é exaltado e tem sua recepção nas cortes do Céu retratada. Assim, entre o salmo da cruz (22) e o salmo da glória (24), está o salmo do pastor (23).

O que isso nos ensina? De certa forma, a sequência desses capítulos na Bíblia revela a trajetória de Jesus em sua missão de salvar a humanidade e pode indicar também como ocorre o processo de salvação na vida de cada um.

Ninguém vai chegar à glória da vida eterna sem ter sido guiado pelo pastor Jesus. Porém, ninguém será guiado pelo pastor Jesus sem antes conhecê-lo por meio de seu sacrifício na cruz. Assim, a trajetória humana da Terra ao Céu pode ser dividida em três partes: cruz, caminho e glória.

Quem acha a vida cristã coisa chata não iniciou essa “viagem” pelo ponto de partida certo, ou seja, a cruz. Por isso, pessoas assim não entendem que precisam de Cristo como seu salvador. Dessa forma, a religião se torna um peso e algo sem sentido.

Para que isso seja evitado, Ellen White ensina: “Faz muito bem passar diariamente uma hora refletindo sobre a vida de Jesus. Deveremos tomá-la ponto por ponto, e deixar que a imaginação se apodere de cada cena, especialmente as finais. […] Se queremos ser salvos, teremos de aprender ao pé da cruz a lição de arrependimento e humilhação” (O Desejado de Todas as Nações, p. 83, adaptado).

É ao pé da cruz que o bom pastor Jesus nos encontra e inicia nossa viagem pelos caminhos da obediência e da santidade. Quem começa a vida cristã no calvário segue feliz pela rota da salvação e, dia a dia, se prepara para a glória.

No fim da jornada de quem segue com Jesus, está a vida eterna. Não se esqueça do que Ellen White disse: “Se perdermos o Céu perderemos tudo.” Para não perder essa glória, comece na cruz e siga hoje com Jesus, o bom pastor.