Sexta-feira
25 de agosto
País das maravilhas
Como é bom estarmos aqui, Senhor! Se o Senhor quiser, eu armarei três barracas neste lugar. Mateus 17:4

Deslumbrado com o show de luzes e cores que foi a transfiguração de Jesus, Pedro não pensou duas vezes e propôs a Cristo o que achava ser a ideia mais genial do dia. “Isso aqui está bom demais, Jesus. O Senhor, Moisés, Elias e nós nesse monte, e essa glória toda… Vamos viver esse sonho para sempre!”

O objetivo de Jesus ao subir o monte da transfiguração era ampliar a visão estratégica de seus discípulos, evidenciar a necessidade da cruz e revelar um pouco da recompensa que seria conquistada no campo de batalha do Calvário. De modo ilusório, Pedro quis pular a etapa do sacrifício e sonhou com um sucesso sem luta.

Ele queria ficar no monte, aproveitando o toque de glória celestial que a presença de Jesus, Moisés e Elias dava ao ambiente. Para o apóstolo, já estava tudo resolvido. Nada de cruz, nada de sofrimento. É mais ou menos assim que muita gente encara a vida. Como “Alices no país das maravilhas”, algumas pessoas querem viver o sonho do sucesso sem pagar o preço da renúncia e da luta.

Vencer as batalhas da vida enche de glória nossas conquistas. Por isso, não fuja dos desafios nem tente pular etapas essenciais do sucesso, que só pode ser aproveitado de verdade quando é resultado de esforço e dedicação.

Jesus foi o exemplo máximo disso. Ele jamais se deixou levar pelas propostas satânicas de abandonar o projeto da cruz. Desde o início de seu ministério, o Senhor resistiu e venceu as propostas do inimigo, que queria seduzi-lo com uma suposta glória sem sacrifício. Para Jesus, a maior glória estava na cruz, pois, nela, Ele pôde atrair os olhos de toda a humanidade e oferecer de graça a salvação.

Aprovação no vestibular, aquisição de hábitos saudáveis, economia e demais conquistas na vida não são fruto do acaso. Requerem esforço, disciplina e dedicação. Por isso, com a estratégia certa e confiança em Deus, vá a luta, pois “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Na vida espiritual, podemos ter plena confiança de que Jesus já lutou e venceu por nós. O preço da vitória já foi pago. Podemos subir aos montes da transfiguração, pela fé, e visualizar a glória que está reservada para nós. Entretanto, é preciso descer, tomar a cruz e seguir os passos de Jesus. No fim desse caminho, o que nos espera é o verdadeiro país das maravilhas.