Segunda-feira
28 de agosto
Sem limites
Se vocês tivessem fé, […] teriam poder para fazer qualquer coisa! Mateus 17:20

Nascida em uma das regiões mais carentes do Brasil, o Vale do Jequitinhonha, Antônia Marina Faleiros fazia parte de uma realidade triste. Trabalhando como cortadora de cana desde muito cedo, a menina, consciente dos problemas financeiros da família, fazia o que podia para ajudar em casa.

Depois de concluir o ensino fundamental, mudou-se sozinha para uma cidade vizinha com o propósito de cursar o ensino médio. Antônia explica o que fez para custear seus estudos em uma boa escola particular: “Dei aulas de reforço, trabalhei como empregada doméstica e em serviços gerais no próprio colégio, um internato, em troca de cama e comida.” E ela diz que ainda sobrava dinheiro para mandar para os pais.

Com objetivo de fazer o curso superior, ela viajou para Belo Horizonte, onde, por alguns dias, ficou na casa de parentes. Não dava para ficar ali. Então, Antônia conseguiu um trabalho como doméstica, mas a patroa não lhe permitia dormir no emprego, e isso seria um problema, pois ela não tinha onde morar.

Mesmo sem ter onde ficar, ela continuou no trabalho. Para tranquilizar a mãe, Antônia dizia que dormia no emprego. Para a patroa, falava que morava na casa de parentes. A realidade era que a menina sonhadora passava a noite sentada em um ponto de ônibus. Ela diz: “Quando amanhecia, ia caminhando para a casa da patroa, cerca de quatro quilômetros dali. Minha mãe morreu sem saber que vivi na rua.”

Com o pouco dinheiro que ganhava, Antônia matriculou-se em um cursinho preparatório para concursos e, como não podia pagar pelas apostilas, estudava nas folhas borradas que uma secretária do curso descartava. Ela foi aprovada em terceiro lugar para o cargo de oficial de justiça do estado de Minas Gerais.

Anos depois, ela se tornou advogada, depois de cursar direito na UFMG. Se isso não fosse suficiente, algum tempo depois tentou uma vaga na magistratura no concurso do Tribunal de Justiça da Bahia e foi aprovada. A menina cortadora de cana e moradora de rua tornou-se juíza.

A incrível história de Antônia Marina Faleiros nos ajuda a entender que, com convicção e coragem, qualquer coisa pode ser feita. A fé verdadeira não conhece limites. Como disse Jesus, quem crê pode até tirar os montes de lugar. Se você permitir que Deus encha seu coração de fé, você vai romper com a lógica da vida e se tornará um vencedor.