Sexta-feira
15 de setembro
Pais, depende de vocês
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22:6

Pais, vocês têm responsabilidades que ninguém pode levar em seu lugar. Enquanto viverem, são responsabilizados por Deus quanto a guardar o caminho do Senhor. […] Os pais que fazem da Palavra de Deus seu guia, e que compreendem quanto seus filhos dependem deles na formação do caráter, darão a eles um exemplo que lhes seja seguro seguir.

Os pais e mães são responsáveis pela saúde, a constituição, o desenvolvimento do caráter de seus filhos. A ninguém mais deveria ser deixada a realização dessa obra. Ao se tornarem pais, recai sobre vocês a tarefa de cooperar com o Senhor na educação dos filhos em princípios sadios.

É triste perceber que muitos pais têm deposto a responsabilidade que Deus lhes deu com respeito aos filhos nas mãos de estranhos! Estão desejosos de que outros trabalhem por seus filhos e os libertem de todo o peso na questão. […]

Por alguma razão, muitos pais não apreciam dar a seus filhos instrução religiosa. Eles deixam que os filhos procurem adquir na Escola Sabatina o conhecimento que eles deveriam comunicar conforme a responsabilidade que têm diante de Deus. Esses pais necessitam compreender que Deus deseja que eduquem, disciplinem e instruam seus filhos, pondo sempre diante deles o fato de que estão formando caráter para a vida presente e a futura.

Não recai sobre os professores da Escola Sabatina a obra de indicar a seus filhos o caminho que devem seguir. A Escola Sabatina é uma grande bênção. Ela pode ajudá-los em seu trabalho, mas não pode tomar seu lugar. Deus deu a todos os pais e mães a responsabilidade de levar os filhos a Jesus, ensinando-lhes como orar e crer na Palavra de Deus.

Na educação de seus filhos, não ponham de lado as grandes verdades da Bíblia, na suposição de que a Escola Sabatina e os pastores farão a obra por vocês negligenciada. A Bíblia não é intocavelmente sagrada e sublime que não possa ser aberta diariamente e estudada diligentemente (O Lar Adventista, p. 187-189).