Sexta-feira
15 de setembro
Meu jardim terapêutico
E plantou o Senhor Deus um jardim. Gênesis 2:8

Gosto de folhear revistas de jardinagem e também de admirar os jardins de outras pessoas. Amo as flores, mas meu falecido esposo fazia todo o trabalho. Isto é, até cair doente em outubro de 2010, antes de falecer no dia 17 de setembro do ano seguinte. Embora triste, ficou claro para mim que a casa e o jardim precisavam de atenção. E toda a responsabilidade, agora, caía sobre mim.

Em primeiro lugar, podei todas as cercas vivas, que haviam crescido demais, antes de adquirir belas plantas para enfeitar a calçadinha da entrada. De um lado da entrada, plantei dois tons de cravos e begônias, com amores-perfeitos diversos. Do outro lado, plantei mais amores-perfeitos e gérberas. Estas últimas são flores coloridas, lustrosas, que se abrem sob o sol pleno. Todos os transeuntes ou as visitas admiram sua beleza.

Os cravos e os amores-perfeitos, porém, começaram a desaparecer por causa dos caracóis que se servem deles como lanche da meia-noite! Então, eu trouxe mais amores-perfeitos e begônias para preencher o espaço no qual as lesmas haviam comido os cravos, com raiz e tudo. O sol quente e o vento forte secaram as gérberas e amores-perfeitos, embora eu os regasse todos os dias. Quanto mais desafios apareciam, mais eu me interessava pela jardinagem. Em pouco tempo, estava investindo em mais plantas, bulbos e pacotinhos de sementes.

Escolhi e plantei sementes das quais brotaram alissos, zínias, petúnias, margaridas-
africanas, gladíolos e escovinhas. Todas cresceram bem. Quando adquiri os amarílis, também comprei copos-de-leite e a tuberosa (na cor pérola). Achei que a tuberosa nunca daria sinal de vida e perdi a esperança. Achei que todos os 15 bulbos tivessem morrido, mas agora, depois de tantos meses, todos eles têm folhas e uma planta está produzindo botões.

Meu belo jardim atrai abelhas, borboletas e também um passarinho muito amistoso, que me visita diariamente para me fazer companhia.

O jardim me abençoa de três maneiras em particular. Primeiramente, ele me ensina paciência, constantemente, e me deixa feliz porque Deus não desiste de mim. Em segundo lugar, é uma prova viva de que, sem o envolvimento da mão de Deus, nada em mim pode desabrochar. Por fim, esse belo jardim me traz cura, porque tira da minha mente a tristeza e a solidão.

Amorável Deus Criador, dá-nos um coração receptivo à beleza e à cura que vêm de Ti. Amém.

Priscilla Adonis