Domingo
17 de setembro
Paz a esta casa
Quando entrarem numa casa, digam primeiro: Paz a esta casa. Lucas 10:5

Lucas, o evangelista, relata um episódio em que Jesus enviou 70 discípulos para pregar o evangelho. Jesus lhes deu várias instruções para o bom êxito do seu trabalho missionário. Em uma das recomendações, Ele lhes diz que a primeira coisa que deviam fazer ao entrar em uma casa seria dizer: “Paz a esta casa”.

Esse é um modo maravilhoso de cumprimentar, quando você entra em uma casa. Várias coisas importantes podem ser notadas nessa bênção para os lares de hoje.

Primeira: Jesus sabe que os lares precisam de paz. É triste ouvir o noticiário e observar o que acontece hoje em muitas famílias. A violência de todos os tipos no círculo familiar está provocando a destruição de muitos lares.

Segunda: Jesus sabe que pode haver paz nos lares. Independentemente de quão críticas sejam as coisas dentro de casa, seus membros não devem perder a esperança de uma solução feliz. De vez em quando, ouvimos pessoas dizerem: “Minha casa é um inferno!” Jesus quer que essas famílias acreditem que é possível transformar sua casa de um lugar onde Satanás reina para um lar onde Deus e os santos anjos vivem.

Terceira: Jesus quer que cada membro da família e todos os filhos busquem a paz que somente Ele pode dar: “Deixo-lhes a paz; a Minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá” (Jo 14:27). Ellen G. White explica como podemos receber essa paz que Cristo oferece: “Essa paz não é qualquer coisa que Ele dê à parte de Si mesmo. Ela está em Cristo, e só a podemos receber recebendo a Cristo” (A Ciência do Bom Viver, p. 247). Jesus não deseja que essa paz venha esporadicamente à sua vida pessoal, mas que você a busque todos os dias. Ela está ao nosso alcance, desde que tão somente a busquemos em primeiro lugar, ao começarmos cada dia.

Quarta: a paz que Jesus traz à nossa vida pessoal será notada no tipo de relacionamento que temos com os outros, especialmente com aqueles de nossa própria família. Pais, mães, maridos, esposas, filhos e filhas receberão a paz de Cristo.

Paz a esta casa.

Cristo está disposto a cumprir esse desejo em cada vida, em cada casa, todos os dias, se tão somente O buscarmos.

Cecilia Moreno de Iglesias