Sexta-feira
22 de setembro
Você se sente bem?
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens. Colossenses 3:23

Muitas de nós estamos empregadas e, portanto, somos abençoadas por ter um trabalho. Enquanto você se aborrece por sair porta afora para enfrentar mais um dia de trabalho, há muitas pessoas que anseiam por um emprego.

Com frequência, encaramos o trabalho como algo negativo, contando os dias até o fim da semana ou as férias seguintes. Investimos nosso tempo, mas o nosso esforço, na melhor das hipóteses, é feito com indiferença. Em nossa abordagem opaca em relação ao trabalho, nos acomodamos com a mediocridade, em vez de perseguir a excelência. Acomodamo-nos com o “bom é o suficiente”. Está certo sermos apenas boas?

Crer verdadeiramente no texto para hoje vai mudar nossa perspectiva. Considerar nosso trabalho como “para o Senhor” gera um novo propósito e traz significado às nossas tarefas. Cada parte de nosso trabalho se torna uma oportunidade para abençoar outros. Até a menor ação é feita com amor. Ao trabalharmos “para o Senhor”, nossos dedicados esforços honram a Deus. Para empregados assalariados, o vantajoso resultado dessa mudança de mentalidade é que nos tornamos trabalhadores altamente valorizados, parte indispensável de uma organização.

No entanto, você pode argumentar: “Meu trabalho não tem relação com o ministério ou o serviço missionário. Como posso trabalhar para Deus neste emprego?”
O interessante, nesse contexto de Colossenses 3:23, é que Paulo está falando para escravos, pessoas com muito pouco controle ou voz ativa sobre a própria vida. Pessoas com toda razão para crer que não estavam trabalhando para o Senhor. Contudo, é exatamente assim que Paulo os desafia a encarar o trabalho escravo.

Todo trabalho, assalariado ou não, pode ser feito com honra e propósito, como “para o Senhor”. Sinto-me inspirada com a ideia exposta nesta citação: “Existe algo muito belo no trabalho que é feito meticulosamente bem. É participar da atividade de Deus, que faz bem, e sabiamente, todas as coisas, com beleza até o último detalhe” (Jean Vanier, Community and Growth, p. 300).

Graças a Deus porque Ele pode mudar atitudes e corações! Nosso trabalho se torna uma fonte de alegria e propósito quando consideramos a atividade e a direção de Deus. Se você luta para ser grata pelo trabalho ou carece de pendor e vibração por ele – quer seja em casa, cuidando das crianças, ou em um emprego pago – peça a Deus que mude sua atitude. Ele Se agradará em ajudá-la a não se sentir bem por ser boa simplesmente.

Nancy A. Gerard