Quarta-feira
11 de outubro
Uma Questão de Interpretação
José, porém, lhes disse: “Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos”. E assim os tranquilizou e lhes falou amavelmente. Gênesis 50:19-21

Há personagens da Bíblia que mudaram o comportamento de acordo com a interpretação que fizeram de determinada situação.

Considere Caim, por exemplo. Ele escolheu acreditar que sua maneira de ofertar a Deus era melhor do que a maneira de Deus (Gn 4). Quando Deus Se recusou a aceitar a oferta de Caim, não enviando fogo santo para consumi-la, em vez de apressar-se a corrigir sua atitude, Caim ficou irado e se sentiu rejeitado. Por causa de seu orgulho e ciúme, acabou assassinando seu irmão Abel.

Lúcifer (cujo nome passou a ser Satanás) começou a pensar que tinha os mesmos méritos de Cristo (ver Is 14:11-15). A guerra no Céu levou Lúcifer e seus seguidores a serem expulsos do santo lugar. Tanto na situação de Lúcifer quanto na de Caim, nem as palavras de vida dos divinos lábios de Deus mudaram seu coração!

José, por outro lado, quando exposto a uma situação crítica, percebeu que Deus não era o responsável por seu sofrimento, e entendeu que Ele poderia transformar tudo em bênçãos, não importava onde estivesse. Devido à perspectiva correta de José, ele pôde superar os desafios da vida com sabedoria. As percepções de José foram formadas pela fé, e isso resultou em uma vida que honrava a Deus e beneficiava os outros. Portanto, quando foi tentado pela esposa de seu patrão a cometer um ato imoral, José recusou, dizendo: “Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus”? As percepções que José tinha de Deus o capacitaram a perceber os outros como dignos
de seu auxílio, bondade e fidelidade. Quão diferentes dos resultados finais das escolhas de
Caim foram as escolhas de José!

Existem hoje tanto as perspectivas de Caim quanto as de José. Devido às de Caim, algumas igrejas estão cheias de adoradores feridos e famílias magoadas. Os Josés, porém, assim como Cristo fazia, atam as feridas e reafirmam às pessoas que Deus pode trazer esperança e restauração. Peçamos ao Senhor que nos ajude a ver os outros sob Sua sempre presente perspectiva de misericórdia, graça, justiça e amor. Escolha a perspectiva de Deus, sinta-se abençoada e seja uma bênção para os outros.

Tamara Brown