Quinta-feira
12 de outubro
História de animais
Você sabe quando as cabras monteses dão à luz? Você está atento quando a corça tem o seu filhote? Acaso você conta os meses até elas darem à luz? Sabe em que época elas têm as suas crias? Jó 39:1, 2

Tempos atrás, ouvi um sermão proferido pelo antigo pastor de minha igreja, com o título: “Duas vacas, um peixe, duas aves e uma jumenta”. O pastor, natural da Jamaica, falou sobre as duas vacas de 1 Samuel 6, o peixe de Jonas 1, as aves mencionadas em 1 Reis 17 e a jumenta em Números 22. Ali sentada, apreciando o sermão, lembrei-me de que eu também tinha uma história de animais para contar, mostrando como Deus, em Sua benignidade, concede instintos protetores aos animais.

Quando eu era garotinha, criávamos algumas cabeças de gado, uma das quais era uma novilha chamada Pemya. Naquele tempo, o gado ficava no pasto, enquanto alguns voltavam para casa ao entardecer, se quisessem. Visitávamos o gado lá no pasto algumas vezes por semana, levando guloseimas como banana-da-terra, cascas de outros vegetais e uma bebida com alto teor de proteína para suplementar seu regime de pasto.

Quando descobrimos que Pemya estava prenhe, ficamos preocupados em relação ao modo como essa futura mãe se comportaria, pois ela sempre optara por permanecer no pasto. A lua cheia se aproximava, e minha mãe sabia que o bezerro nasceria a qualquer momento. Sem maiores novidades, porém, mamãe foi para a igreja. Lá pela metade do sermão, alguém veio até a porta e disse que uma vaca andava e mugia nos arredores da igreja. Quando mamãe ouviu isso, ela soube imediatamente que era Pemya. A igreja ficava a mais de 1,5 quilômetro de nossa casa, na direção contrária ao pasto, mas Pemya, que nunca ia até a casa, “sabia” que era sábado e que estávamos na igreja. Minha mãe, então, pediu que um dos rapazes a ajudasse. Pemya os conduziu ao seu bezerro, que eles levaram para casa. Os vizinhos disseram que Pemya havia ido até a casa algumas vezes, berrando, e voltara ao pasto. Na última vez que a viram, porém, ela estava trotando em direção à cidade.

Se Deus cuida dos pardais e deu o instinto de sobrevivência a um animal, a uma vaca que seria mãe pela primeira vez, pense em quanto mais Ele deseja nos dar um plano para nossa vida se Lhe pedirmos. Precisamos confiar nAquele que perguntou a Jó: “Onde você estava quando lancei os alicerces da Terra?” (Jó 38:4). Deus é fiel para com toda a Sua criação. E Sua criação inclui a você e a mim.

Vashti Hinds-Vanier