Quarta-feira
15 de novembro
O impossível e as possibilidades
Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições, permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês. 2 Crônicas 20:17

Eu cursava o terceiro ano na Universidade Valley View, em Gana, quando minha mãe se aposentou. Na época, foi muito difícil para ela custear meus estudos porque o processo para conseguir acesso ao benefício da aposentadoria estava demorando demais. Mamãe e eu não sabíamos de onde conseguir o dinheiro para meu aluguel e o pagamento do semestre, mas continuamos orando fervorosamente.

Antes de deixar meu país, Costa do Marfim, rumo à universidade, decidimos intensificar as orações, apelando a Deus para que operasse um milagre. Assim, retornei ao colégio sem nada, a não ser a fé. Depois de orar mais uma e mais outra vez, decidi falar com o responsável financeiro da universidade e pedir permissão para me matricular. Em seu escritório, eu me encontrei com muitos estudantes que buscavam a mesma coisa, sem sucesso. Depois de sussurrar umas poucas palavras em oração, entrei e expliquei minha difícil situação, ainda orando silenciosamente. De modo miraculoso – e para meu espanto – ele permitiu que eu me matriculasse.

Então me deixaram assistir às aulas até o fim do semestre, embora o dinheiro não tivesse sido depositado em minha conta. Aproximava-se o período de exames, e eu ainda não tinha o dinheiro. Tudo indicava que o processo do benefício da aposentadoria de minha mãe não iria ficar pronto, mas Deus ainda Se mostrou vitorioso em minha vida. Dois dias antes do início dos exames, senti o impulso de falar com o tesoureiro da universidade. No caminho, senti uma paz incomum, e isso me deu a garantia de que Deus estava para agir novamente. Fiel à minha convicção, Deus fez isso de novo. Antes de entrar no escritório do tesoureiro, fui motivada a imprimir uma cópia de minha conta para lhe mostrar que, desde o início do curso, eu nunca ficara devendo nada, a não ser agora, quando minha mãe estava enfrentando desafios financeiros. O homem olhou para mim e disse: “Vou ajudar você a fazer os exames, depois de obter a necessária licença. Mas você terá que arranjar o dinheiro e fazer o pagamento logo que for possível.” Foi então que recebi a bolsa de estudos do Ministério da Mulher!

Deus transformou o impossível em uma inesperada possibilidade outra vez. Nas palavras de Deus ao antigo Israel, Ele ainda nos ordena hoje, mesmo em face de grandes obstáculos: “Não tenham medo […] o Senhor estará com vocês.”

Linda-Luiselle B. Yapi