Sábado
02 de setembro
Dinheiro
Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro. Lucas 16:13

De acordo com a revista Forbes, de todo o dinheiro do mundo, 1,7 trilhão de dólares estão concentrados nas fortunas de somente 85 pessoas. Essa riqueza equivale a todo o dinheiro somado das 3,5 bilhões de pessoas mais pobres do planeta. Esses números nos permitem perceber que, de fato, existem muitos com tão pouco, e poucos com muito, mas muito dinheiro.

É pecado ser rico? Vamos ver o que a Bíblia diz: “O amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos” (1 Timóteo 6:10). Segundo esse texto, o problema não está no dinheiro, mas no amor e no desejo desenfreado de possuí-lo, o que leva alguns a abandonar a Deus. Sobre isso, Billy Graham disse certa vez: “Não existe nada de errado com homens possuírem riquezas. O errado é a riqueza possuir os homens.”

As riquezas possuem as pessoas quando sentimentos e atitudes como mesquinhez, trapaça, sonegação e roubo passam a ser “normais” na vida de quem sonha em ser rico. O apóstolo Paulo disse que aqueles que entram por esse caminho recebem muitas dores como consequência. Quem deseja ser feliz precisa fugir do egoísmo, da tentação de não devolver os dízimos e doar as ofertas, enfim, de pensar só em si mesmo.

O “bolso” é um dos principais termômetros espirituais. Jesus mesmo disse: “Onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês” (Mateus 6:21). Billy Graham completa: “Se uma pessoa adquire a atitude correta em relação ao dinheiro, isso a ajudará a endireitar quase todas as outras áreas de sua vida.”

Para isso, é necessário colocar o dinheiro em seu devido lugar e usá-lo de uma forma equilibrada e generosa. Paulo orienta: “Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois elas não dão segurança nenhuma. […] Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que […] estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro” (1 Timóteo 6:17-19).

Não tenha medo do dinheiro, mas de amá-lo acima de Deus e das pessoas. Deposite seu coração no banco do Céu e usufrua as riquezas que Jesus compartilha com todos os que o amam.