Domingo
03 de setembro
Chegue mais perto
Quando estava entrando num povoado, dez leprosos foram se encontrar com Ele. Eles pararam de longe e gritaram: – Jesus, Mestre, tenha pena de nós! Lucas 17:12

As melhores conversas que temos na vida geralmente são face a face, compreensíveis com sussurros, olhares e pequenos gestos. É assim que os apaixonados fazem suas mais lindas declarações de amor, é bem pertinho que os pais podem abraçar os filhos enquanto transmitem segurança ao revelar todo o amor que sentem.

Por outro lado, de longe, os diálogos tendem a ser superficiais, corriqueiros e mecânicos. “Bom dia!”, diz o vizinho ao outro, para ouvir a “surpreendente” resposta: “Bom dia!” E cada um segue para seu canto. “Está quente hoje, não?”, ouve a mulher enquanto olha para o visor do elevador, desesperada pelo martírio de ter que subir 20 andares com a “garota do tempo”, comentando o único assunto comum entre elas. É assim que pessoas que não se conhecem costumam se relacionar.

Ao que tudo indica, os dez leprosos da passagem de hoje não tinham a noção clara de quem é Jesus. Com medo de contaminá-lo com sua lepra, resolveram conversar a distância. Se soubessem que Jesus é o doador da vida e que, por isso, não pode ser contaminado, aqueles homens poderiam falar com Ele mais de perto e ser beneficiados por tudo o que um diálogo olho no olho pode proporcionar. No entanto, para eles, Jesus era apenas um mestre a mais.

Tudo o que podiam ter era uma conversa gritada, separados pela distância que a ignorância impunha. Clamavam por piedade a fim de que seu sofrimento fosse, quem sabe, amenizado pela compaixão do mestre itinerante. Por não saberem quem Jesus é exatamente, pediam pena, quando, na verdade, estavam diante de alguém que podia solucionar completamente seu problema.

De longe, não temos condições de ouvir com clareza o que Jesus está dizendo. A distância, falamos o mínimo, e sem profundidade. Esse é o tipo de religião de quem se contenta em ir à igreja uma vez por semana, ter o nome na lista de membros, mas sem relacionamento de amor com Cristo, fruto da salvação que vem diretamente do Senhor. O convite de Jesus para você hoje é: “Não tenha medo de mim. Eu posso purificá-lo. Venha ouvir minha voz diretamente de meus lábios, sem intermediários. Você não vai precisar gritar. Chegue mais perto!”