Segunda-feira
04 de setembro
Pé na estrada
Jesus os viu e disse: – Vão e peçam aos sacerdotes que examinem vocês. Quando iam pelo caminho, eles foram curados. Lucas 17:14

Tente imaginar a cena: dez leprosos, com o corpo cheio de marcas, enfaixados e debilitados, tentando andar o mais rápido possível para se mostrar aos sacerdotes, que atuavam como uma espécie de agentes da vigilância sanitária da época.

Ocorre que, quando os dez decidiram se apresentar diante dos sacerdotes, eles ainda estavam leprosos. Do ponto de vista humano, portanto, não fazia o menor sentido a decisão que haviam tomado. Pela lógica, iam ser expulsos de imediato ao tentarem se aproximar do lugar em que ocorreria a inspeção.

Porém, aqueles leprosos estavam pensando de modo diferente. Mesmo antes de a cura ocorrer, eles resolveram acreditar que ela aconteceria e foram, com fé, para que o sacerdote os visse curados. “Quando iam pelo caminho, eles foram curados” (Lucas 17:14, itálico acrescentado).

A atitude desses homens faz lembrar a travessia do rio Jordão pelo povo de Israel. Josué orientou o povo da seguinte forma: “Quando os sacerdotes que estão carregando a arca da aliança do Senhor Deus, o Senhor de toda a terra, puserem os pés dentro da água, o Jordão vai parar de correr, e as águas da parte de cima ficarão amontoadas num lugar” (Josué 3:13).

O povo também resolveu acreditar, e o resultado foi: “Quando chegaram ao Jordão e puseram os pés dentro da água, ela parou de correr e ficou amontoada na parte de cima do rio até Adã, cidade que fica ao lado de Sartã. Na parte de baixo, o rio secou completamente até o mar Morto. Então o povo passou para o outro lado, perto de Jericó” (Josué 3:15, 16).

A cura dos dez leprosos e a travessia do rio Jordão em seco pelos filhos de Israel nos falam sobre o poder de Deus e como podemos confiar que, ao fazermos o que Ele está pedindo, podemos contar com seus milagres.

Os dez colocaram o pé na estrada e foram até o sacerdote, mesmo sendo ainda leprosos; os israelitas colocaram o pé na água e acreditaram que ela se abriria, simplesmente porque Deus havia falado que isso ocorreria.

Deus tem pedido coisas “impossíveis” a você? Coloque o pé na estrada e encare os desafios pela fé. Fazendo o que Ele pede e confiando em seu poder, os “rios caudalosos” e as “lepras” da vida não conseguirão separar você da vontade do Pai.