Terça-feira
05 de setembro
Gratidão é mais!
Ajoelhou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Lucas 17:16

Em língua portuguesa, expressamos gratidão com a palavra “obrigado”, que é o particípio do verbo “obrigar”. Quando falamos “obrigado”, ou “obrigada”, no caso das mulheres, o significado oculto é: “Eu me sinto obrigado a retribuir o que você me fez.” Nosso equivocado conceito de gratidão tem que ver com retribuição.

Imagine você agradecendo a Jesus porque Ele morreu na cruz para lhe salvar: “Senhor, eu me sinto obrigado agora a ir literalmente para cruz e morrer também para retribuir o que foi feito por mim. Esse é meu dever.” É assim que muita gente se comporta com Deus. A religião se torna um fardo. Não é isso que a Bíblia ensina.

Como, então, expressar a verdadeira gratidão a Deus? No Salmo 116:12, 13, encontramos uma dica importante: “Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor” (ARA). Para você entender o que os versículos acima dizem, vamos ilustrar.

Imagine alguém que pediu 10 mil reais emprestados. Quando chega o dia do pagamento, o credor diz ao devedor: “Não precisa me pagar. É um presente para você!” O devedor, cheio de gratidão no coração, e muito emocionado, diz: “Para expressar toda a minha gratidão, peço agora cem mil reais.” Que tal? Para você, essa é uma boa forma de demonstrar gratidão?

É mais ou menos isso que o salmista está ensinando. A pessoa está cheia de gratidão por todos os benefícios de Deus. Então, se aproxima do banquete do Senhor e, sem receio, pede mais. “Eu quero esse maravilhoso cálice da salvação”, ele diz. Isso quer dizer que nós nunca seremos capazes de retribuir nada para Deus. Dele, só recebemos mais e mais. Você tem consciência do que Jesus fez por você na cruz? Está grato por isso?

Então, para demonstrar gratidão, vá a Deus e peça mais. “Senhor, estou grato pelo perdão, mas não quero só isso; quero mais. Por Cristo, peço que me conceda também poder para resistir ao pecado, vontade de ser fiel e prazer em obedecer. Deus, eu não quero ser um medíocre na vida espiritual, contentando-me com conquistas passadas.”

Quem é agradecido a Deus obedece com alegria, não por obrigação. Jesus é uma fonte inesgotável de amor. Se você está com o coração cheio de gratidão, aproxime-se dele e peça mais!