Quarta-feira
06 de setembro
Embaixada
Porque o Reino de Deus está dentro de vocês. Lucas 17:21

Você sabia que existem lugares no Brasil que não estão plenamente sujeitos às leis brasileiras e que, de alguma forma, são parte do território de outra nação? Um exemplo disso são as embaixadas. Essas instituições são consideradas como extensão do país que representam.

Trabalham nesses lugares os embaixadores, que são pessoas enviadas por uma determinada nação a um outro país para defender os interesses de sua pátria e, ao mesmo tempo, para ser uma via de diálogo entre os dois povos.

Em certo sentido, o versículo de hoje fala de algo parecido com isso. Ao ser perguntado sobre quando o reino de Deus se manifestaria no mundo, Jesus foi claro ao dizer que o governo do Céu já está ativo e devidamente representado na Terra por meio de si mesmo, que era um “embaixada” viva do Céu.

O coração dos cristãos também é um território expandido do reino de Deus. Por isso, estamos sujeitos às leis celestiais e não às do pecado que predominam no mundo. Dentro dessas “embaixadas” vivas, o que vale é o domínio celestial.

Até a volta de Jesus, a humanidade estará sob o regime opressor do pecado. Essas são as palavras do próprio Jesus: “Não posso continuar a falar com vocês por muito tempo, pois está chegando aquele que manda neste mundo. Ele não tem poder sobre mim; mas o mundo precisa saber que Eu amo o Pai e que, por isso, faço tudo o que Ele manda” (João 14:30, 31).

O texto revela que Jesus é uma “embaixada” blindada contra as leis do pecado que imperam na Terra. Como o Embaixador do Céu, Ele estava representando os interesses do Pai, expandindo as fronteiras do domínio de Deus e proclamando para o mundo o senhorio divino. Foi assim que Jesus viveu enquanto esteve por aqui, e esse deve ser também nosso ideal de vida. Jesus quis deixar isso bem claro antes de subir para o Céu, ao responder à pergunta dos apóstolos (embaixadores) sobre quando o reino de Deus seria estabelecido: “Não cabe a vocês saber a ocasião ou o dia que o Pai marcou com a sua própria autoridade. Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas” (Atos 1:7, 8).

Abra seu coração para o Espírito Santo e seja uma embaixada viva do Céu. Deus deseja usá-lo como representante dos interesses dele e fazer de sua vida hoje um território expandido do reino celestial.