Quinta-feira
07 de setembro
Nos dias de Noé
Como foi no tempo de Noé, assim também será nos dias de antes da vinda do Filho do Homem. Lucas 17:26

Quer saber como estará o mundo antes da volta de Jesus? Leia com atenção o versículo acima. Nessa passagem, o Senhor compara a sociedade que viverá nos momentos finais da história com as pessoas que viviam no mundo antes do dilúvio. Isso vale para a maioria que se afogou e também para a minoria que, literalmente, embarcou na salvação divina.

Enquanto o mundo inteiro se perdeu, houve um homem que “ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos. Assim Noé condenou o mundo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé” (Hebreus 11:7).

Noé era diferente das pessoas de seu tempo. O livro de Gênesis revela algumas características desse grande homem, as quais nós também precisamos ter para estarmos salvos do dilúvio de fogo e enxofre que vai inundar este planeta. (1) Noé era justo (Gênesis 6:9, ARA). A justiça é uma condição estranha à natureza pecaminosa com a qual nascemos. Por isso, só podemos ser justos se permitirmos que Deus haja em nós. Se isso acontece, nossas atitudes revelam que somos diferentes daqueles que não foram justificados. Enquanto o mundo pratica naturalmente a maldade, o justo ama as coisas de Deus, é correto em tudo o que faz na vida, é misericordioso e vive insatisfeito com a realidade perversa do mundo. Noé era assim; por isso, era diferente.

(2) Noé era íntegro (Gênesis 6:9, ARA). Integridade é a coerência entre as palavras e as ações. Integridade não é o que você aparenta ser, mas quem é quando ninguém está olhando. Os íntegros são sinceros, transparentes e não usam máscaras. Integridade também é manter as convicções mesmo diante de perseguições e chacotas. Noé não era vira-folha. Ele só jogava no time de Deus.

(3) Noé era amigo de Deus (Gênesis 6:10). Isso significa que ele obedecia ao Senhor. Nessa linha, Jesus disse: “Vocês são meus amigos se fazem o que Eu mando” (João 15:14). Os amigos de Deus são inimigos do pecado: “Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus” (Tiago 4:4).

Quando Jesus voltar, muitos estarão perdidos; porém, os salvos serão como Noé. Embarque na salvação divina e deixe Jesus construir em você as características daqueles que serão salvos.