Sábado
07 de outubro
Calcanhar
Quando o homem ouviu isso, fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste. Marcos 10:22

sonho de Tétis era que seu filho Aquiles fosse imortal. Então, ela o banhou no rio Estige, segurando-o pelo calcanhar. O único problema é que o calcanhar de Aquiles passou a ser seu ponto fraco. Envolvido pela mão de Tétis, não foi molhado pelas águas do rio, o que o deixou desguarnecido contra os ataques. Essa é a versão de Estácio sobre como Aquiles se tornou o quase invencível guerreiro da mitologia grega.

Durante a invasão dos gregos à cidade de Troia, a flecha do príncipe Páris encontrou a única parte vulnerável do corpo do herói, o calcanhar. Atingido em seu ponto fraco, Aquiles tombou depois de ter vencido inúmeros inimigos.

A Bíblia retrata a história verídica do homem mais forte do mundo, Sansão, cujo “calcanhar de Aquiles” eram os olhos. Com uma força descomunal, Sansão aterrorizou os filisteus, inimigos de Israel, mas foi derrotado pelas paixões, que o deixaram cego para Deus.

Quando seu pai reclamou pelo fato de ter escolhido uma mulher pagã para se casar, ele disse: “Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos” (Juízes 14:3, ARC, itálico acrescentado). A ironia é que os olhos que guiavam as decisões erradas de Sansão foram finalmente furados pelos filisteus depois de ele ter sido seduzido pela visão.

O versículo de hoje retrata outro jovem promissor, mas que foi atingido em cheio também em seu “calcanhar de Aquiles”. Quando ouviu Jesus dizer: “Vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres” (Marcos 10:21), o jovem rico perdeu a batalha, “fechou a cara” e abriu mão da vida eterna que estava sendo oferecida de graça.

A realidade é que todo ser humano nasce com um “calcanhar de Aquiles” no coração. O pecado é nosso ponto fraco e nos faz vulneráveis ao terrível inimigo de Deus (Salmo 51:5).

Diferentemente da mãe de Aquiles que não pôde blindar todo o corpo do filho com a imortalidade ao banhá-lo segurando-o pelo calcanhar, Jesus tem poder de conferir vida eterna para seus filhos que o buscam com fé. Davi revela o jeito de não perdermos a batalha: “Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve” (Salmo 51:7).

O “calcanhar de Aquiles” de Sansão eram seus olhos, o do jovem rico, o egoísmo. E o seu? Qual é? Banhe-se no rio da graça de Deus e garanta que todo o seu ser seja coberto com a vida eterna, que só Jesus pode dar.