Sexta-feira
13 de outubro
Noite
Judas recebeu o pão e saiu logo. E era noite. João 13:30

O registro da criação de nosso planeta revela que Deus chegou por aqui trazendo sua luz. Antes de haver Sol, Lua e estrelas brilhando em nossa atmosfera, a presença divina garantiu a luz, sem a qual a vida não poderia dar o ar de sua graça. Se no plano físico a falta de Deus resulta em trevas, o mesmo pode ser dito em relação à vida espiritual. Sua ausência abre espaço para a presença tenebrosa do inimigo.

Judas traiu Jesus depois de o diabo tomar completamente sua vida. O apóstolo João nos revela que “era noite” no momento em que Judas saiu para vender o Salvador. A Bíblia relaciona as trevas da alma de Judas com a escuridão natural da noite. Sobre isso, diz Ellen White: “Noite se fez para o traidor ao sair ele da presença de Cristo, para as trevas exteriores” (O Desejado de Todas as Nações, p. 654).

Na presença de Jesus, a luz da salvação brilhava para Judas, mesmo que a noite estivesse avançada ao redor. O Sol da justiça iluminava sua vida, dando-lhe a oportunidade de deixar as trevas do pecado e se apegar à luz da salvação. No entanto, o discípulo optou pela “noite” ao decidir trair o Salvador. “Até dar esse passo, Judas não passara os limites da possibilidade de arrependimento. Mas, quando saiu da presença de seu Senhor, […] fora tomada a decisão final” (ibid., 654, 655).

A escuridão definitiva de Judas poderia ter sido evitada se ele tivesse aproveitado a oportunidade da convivência com Jesus e permitido que nenhuma área de sua vida estivesse fora do alcance da luz divina. O problema foi que ele escolheu deixar escuros alguns pontos de seu coração.

Judas até “amava o grande Mestre, e desejava estar com Ele”. Porém, “não chegou ao ponto de render-se inteiramente a Cristo. Não renunciou a suas ambições terrenas nem a seu amor ao dinheiro” (ibid., 717). Judas deixou seu egoísmo na penumbra até que apagou definitivamente a luz divina em seu coração.

Ao descrever o Céu, o apóstolo João diz: “Ali não haverá mais noite, e [os salvos] não precisarão nem da luz de candelabros nem da luz do sol, pois o Senhor Deus brilhará sobre eles” (Apocalipse 22:5). Antes que chegue esse tempo, precisamos permitir que Jesus, desde já, ilumine completamente nossa vida. Por isso, não use cortinas para impedir o acesso dos raios da salvação. Abra as janelas do coração para Cristo e deixo-o iluminar e aquecer sua existência por completo.