Sábado
14 de outubro
O novo mais antigo do mundo
Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como Eu os amei, amem também uns aos outros. João 13:34

amor sempre está na moda. Seria essa a explicação para o versículo acima, no qual Jesus disse que a ordem de amar os outros é uma inovação de seu ministério terrestre? A realidade é que o amor ao próximo está entre as mais antigas obrigações da humanidade. No Pentateuco, ele já estava previsto: “Ame os outros como você ama a você mesmo” (Levítico 19:18). O próprio Jesus confirmou que esse mandamento resume a segunda tábua da lei, que trata das obrigações com o semelhante.

Então, o que Ele estava querendo dizer com “novo mandamento” ao se referir ao amor? É simples. No Novo Testamento, Jesus mudou o referencial no qual devemos nos basear para amar as pessoas. Enquanto em Levítico a ordem é “ame os outros como você ama a você mesmo”, no evangelho de Jesus, somos estimulados a amar como Ele nos amou.

Isso muda tudo e torna a obrigação ainda mais difícil que a primeira. Se amar alguém do jeito que a gente ama a própria vida já parece impossível, imagine amar as pessoas com a mesma intensidade de Jesus.

Você conhece alguém capaz de abrir mão do que tem de mais valioso, como riqueza, glória e dignidade, em favor de outras pessoas? Jesus fez isso! Você conhece alguém que enfrentaria o inimigo mais cruel que existe e entregaria a vida para salvar quem não merece? Jesus fez isso!

Para nós é maravilhoso usufruir essa disposição do Senhor. Contudo, Ele não espera que sejamos meros espectadores e receptores passivos de seus atos extravagantes de amor. Sua ordem é que o imitemos e tenhamos o mesmo sentimento que Ele teve em relação a nós.

O apóstolo Paulo faz eco a esse novo mandamento ao dizer: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, Ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, Ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz” (Filipenses 2:5-8).

Comece a imitar Jesus, e Ele derramará amor em seu coração. Faça o que Ele faria se estivesse em seu lugar hoje. Assim, o amor nunca deixará de ser novidade para você.