Segunda-feira
16 de outubro
Pequenos gigantes
Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. Lucas 19:3

“Ponha-se no seu lugar, menino. Isso é coisa de gente grande.” Essa frase usada muitas vezes de maneira infeliz pode se tornar um grande obstáculo para coisas incríveis.

Se Louis Braille tivesse ouvido algo assim ou mesmo acreditado em teoria semelhante, depois de ficar completamente cego aos cinco anos de idade, não teria, por volta dos 15 anos, desenvolvido a famosa linguagem Braile, que abriu para os cegos o mundo da leitura. Outro exemplo mais recente é o de Malala Yousafzai, menina paquistanesa que, aos 11 anos de idade, sob um pseudônimo, em seu blog, divulgou para o mundo atrocidades do regime talibã em seu país especialmente contra as mulheres. Ativista conhecida no mundo inteiro, Malala foi a pessoa mais jovem a receber o prêmio Nobel, aos 17 anos de idade. Isso é gente pequena fazendo coisa de gente grande.

Mesmo sendo adulto, Zaqueu era baixinho, e sua imensa vontade de ver Jesus deparou-se com o gigantesco obstáculo da multidão. Ellen White diz: “Estavam apinhadas as ruas, e Zaqueu, que era de pequena estatura, nada podia ver por sobre as cabeças do povo. Ninguém lhe queria abrir caminho” (O Desejado de Todas as Nações, p. 553).

Então ele teve uma ideia. Calculou o possível trajeto de Jesus, identificou na estrada uma árvore, subiu nela e, de camarote, se programou para ter uma visão privilegiada do Senhor.

O empenho de Zaqueu foi recompensado. Jesus notou sua presença, parou, chamou-o pelo nome e se ofereceu para visitar a casa do homem de baixa moral e pequena estatura. O fato de Zaqueu ser cobrador de impostos o fazia, aos olhos dos judeus, o menor no reino de Deus.

Depois da proposta de Jesus de visitar a casa de um pecador, os críticos disseram: “Este homem foi se hospedar na casa de um pecador!” (Lucas 19:6). No fundo, os líderes judeus queriam ter dito a Zaqueu algo do tipo: “A salvação não é para gente baixa como você.” O que eles não sabiam, porém, é que o arrependimento daquele pequeno homem o estava agigantando no reino de Deus.

Não deixe que nada diminua você, fazendo-o desistir de ver Jesus. Se grandes obstáculos tentarem atrapalhar sua visão de Cristo, suba na árvore do amor de Deus, encontre-se com o Salvador e permita que Ele faça de você um gigante.