Domingo
10 de dezembro
Substituição
Caifás era quem tinha dito aos líderes judeus que era melhor para eles que morresse apenas um homem pelo povo. João 18:14

Nos esportes coletivos, existe a possibilidade da substituição de atletas durante a partida. Os treinadores podem retirar jogadores cansados, machucados ou que não estão com o rendimento técnico esperado e substituí-los por outros em melhores condições. Em geral, jogadores de futebol não gostam de ser substituídos. Já vi casos de uns que se recusaram a deixar o campo e de muitos outros que saíram resmungando e com cara feia para o treinador. Contudo, algumas substituições mudaram o rumo de jogos e trouxeram a vitória que parecia impossível.

O texto bíblico de hoje fala de uma substituição desejada pelos “jogadores”. Os judeus viviam sob o domínio opressor do império romano; por isso, os líderes da nação formulavam jogos políticos para tentar tornar a convivência vantajosa para eles.

Nesse sentido, procuravam desmantelar lideranças populares que quase sempre comandavam insurreições contra os romanos. Na interpretação do sinédrio, o povo estaria em risco, caso essas rebeliões fossem para frente, pois os romanos seriam impiedosos para sufocá-las. Em realidade, porém, a preocupação dos líderes judeus era não perder o posto e os privilégios, substituídos por outros com maior capacidade de controle popular.

É nesse contexto que entra em cena o esperto Caifás. Genro do sumo sacerdote Anás, substituiu o sogro no comando do sinédrio. Por conta de sua esperteza, Caifás bateu o recorde de tempo na função: 18 anos. Sua longa permanência no cargo é explicada pelo fato de ele ter sido corrupto e por ter feito acordos cheios de vantagens pessoais para ele e os romanos.

Entretanto, mesmo sem saber, o ímpio Caifás, conforme registrado no versículo de hoje, pronunciou uma das mais importantes verdades da Bíblia. O risco do povo judeu, nesse caso, não era por conta do jugo romano, mas do satânico. Condenada no pecado, só restava para a humanidade a morte eterna. Porém, o único modo de escapar desse destino trágico seria se alguém com plena capacidade resolvesse nos substituir.

Jesus entrou em campo e nos permitiu assistir à sua vitória, sem termos que “jogar”. Agradeça hoje a Ele pelo fato de substituir você e louve a incrível capacidade divina de mudar a história do jogo de sua vida.