Segunda-feira
11 de dezembro
Fogueiras alternativas
Por causa do frio, os empregados e os guardas tinham feito uma fogueira e estavam se aquecendo de pé, em volta dela. Pedro estava de pé, no meio deles, aquecendo-se também. João 18:18

noite era fria e escura. Esse era o cenário ideal para ilustrar o frio e a escuridão do coração de Pedro. Até aquele dia, Jesus tinha sido a chama que iluminava e aquecia o coração do apóstolo. Porém, empunhar a tocha da verdade naquele momento de crise pareceu arriscado demais para esse discípulo conhecido por altos e baixos.

Sem pensar muito no que significavam suas palavras, Pedro havia prometido que jamais abandonaria o Senhor. Para tentar provar isso, com o sangue quente, ele cortou a orelha de um soldado. Jesus lhe disse: “Guarde a sua espada! Por acaso você pensa que Eu não vou beber o cálice de sofrimento que o Pai me deu?” (João 18:11). É como se Cristo estivesse dizendo: “Esse fogo que está lhe queimando agora é estranho, Simão. É fogo de palha.” As faíscas de fé de Pedro não seriam suficientes para livrá-lo das baixíssimas temperaturas que se aproximavam.

Amarrado e tratado como um criminoso, Jesus foi introduzido na casa do sumo sacerdote para ser interrogado, mas “Pedro ficou do lado de fora, perto da porta” (João 18:16). Por permissão de uma funcionária, porém, ele entrou e tentou se comportar como se não tivesse nada a ver com o que estava ocorrendo.

Enquanto Jesus era interrogado, e suas respostas definiam o futuro da humanidade, Pedro também passava por um interrogatório que colocava em jogo o próprio futuro: “– Você não é um dos seguidores daquele homem? – Eu, não! – respondeu ele” (João 18:17). Pedro, friamente, negou o Senhor e foi se aquecer ao lado dos empregados e guardas. Foi junto a uma fogueira qualquer que o coração de Pedro esfriou para Jesus e queimou em sua tripla negação.

Jesus é o sol que aquece e ilumina a vida. Quando Ele é negado, um vazio congelante invade o peito e, no desespero, as pessoas procuram fogueiras alternativas para tentar sobreviver ao terrível inverno da ausência de Deus. Prazeres ilícitos, poder, dinheiro e fama são como fogos de artifício, bonitos, fugazes e perigosos, para quem chega perto.

Quais são as fogueiras do mundo que você tem usado para tentar aquecer o coração? Apague-as. Elas são atrativas, mas, em vez de aquecer, queimam quem se aproxima delas. Deixe Jesus brilhar em sua vida e nunca mais você precisará de fogueiras alternativas.