Terça-feira
12 de dezembro
Verdade revelada
O que é a verdade? João 18:38

“Mas você é um rei ou não é?” Pilatos insistiu na pergunta depois de ouvir uma resposta completamente estranha para seu modo de enxergar a vida e a política. Jesus havia lhe dito: “Meu reino não consiste naquilo que pode ser visto. Se fosse, meus seguidores lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas não sou esse tipo de rei, não um rei conforme o mundo” (João 18:36, A Mensagem).

A essa altura, Pilatos ficou ainda mais perturbado. No diálogo, o Senhor tinha revelado que, diferentemente dos reinos do mundo, o seu governo é fundamentado no conhecimento e propagação da verdade. Ele disse: “Por ser Rei, nasci e vim ao mundo para que pudesse dar testemunho da verdade. Aquele que se importa com a verdade e tem alguma sensibilidade a ela reconhece a minha voz” (João 18:37, A Mensagem).

Pilatos não sabia o que era a verdade, muito menos tinha a mínima sensibilidade a ela. Era um conceito completamente estranho para ele. Observe que sua pergunta não é: “Qual é a verdade?” “O que é verdadeiro?” ou “Onde está a verdade?”. Ele queria saber o que era essa coisa chamada verdade. A forma como a pergunta foi construída revela seu completo desconhecimento do conceito.

Para ele, valores como verdade e moralidade não existiam. Não eram úteis e poderiam, em realidade, atrapalhar seus interesses corruptos. Ele vivia num mundo em que a mentira era a verdade. A conversa com Jesus estava virando seu mundo de cabeça para baixo.

Diante da dignidade real de Cristo, Pilatos sentiu-se ameaçado por valores que não conhecia e, por um momento, a lógica do reino de Deus começou a fazer sentido. Ellen White esclarece: “Pilatos teve desejo de conhecer a verdade. Seu espírito estava confundido. Apegou-se ansioso às palavras do Salvador […]. Mas não esperou a resposta. O tumulto lá fora lembrou-lhe os interesses do momento; pois os sacerdotes clamavam por ação imediata” (O Desejado de Todas as Nações, p. 727, itálico acrescentado). Entre a verdade e a mentira, Pilatos escolheu o que lhe pareceu mais cômodo.

A verdade aponta para interesses eternos; mas, no mundo em que Pilatos vivia, o que vale é o momentâneo e o passageiro. A multidão o fez aterrissar nesse território perverso. Quem deseja saber o que é a verdade precisa se concentrar na resposta e, para isso, transportar-se para a dimensão divina. Hoje, Jesus deseja lhe revelar o que é a verdade. Você o ouvirá?