Segunda-feira
18 de dezembro
Perdão
Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo. Lucas 23:34

Essa oração de Jesus, pendurado entre o céu e a terra, revela que, no momento de sua maior agonia, a primeira preocupação do Senhor foi orar para que o perdão divino alcançasse seus algozes. Sem dúvida, essa expressão de Jesus revela muito a respeito de seu coração amoroso e perdoador.

A atitude de Cristo na cruz contrasta com a de muita gente. Por pouca coisa, há quem sempre esteja disposto a xingar e amaldiçoar os outros. No entanto, segundo Ellen White, diante da maior injustiça que já foi cometida sobre a face da Terra, Jesus “não murmurou uma queixa. O rosto permaneceu-lhe calmo e sereno, mas grandes gotas de suor borbulhavam-lhe na fronte. Nenhuma mão piedosa a enxugar-lhe do rosto o suor da morte nem palavras de simpatia e inabalável fidelidade para lhe confortar o coração humano. Enquanto os soldados executavam a terrível obra, Jesus orava pelos inimigos” (O Desejado de Todas as Nações, p. 744).

O espírito de rancor e vingança não é o espírito de Cristo. Não há dúvida de que tanto os judeus, que entregaram Cristo para morrer, quanto os romanos, que executaram a sentença injusta, eram culpados de um crime abominável. Porém, Jesus viu, mesmo para aquelas terríveis pessoas, uma possibilidade de salvação. Sem justificar o erro delas, clamou para que o Pai lhes desse uma oportunidade de arrependimento.

Embora estivesse sendo maltratado, humilhado e cruelmente assassinado, Jesus teve maturidade espiritual e emocional para enxergar além dos atos praticados contra si. Ele identificou a ignorância de seus algozes como a causa de sua ação. “Eles não sabem o que estão fazendo”, foi sua oração cheia de amor em relação àqueles que o pregaram na cruz.

Devemos imitar a maneira de Jesus lidar com o erro alheio. Se quisermos ser como Ele, precisamos ter maturidade para enxergar motivos ocultos por trás de injustiças cometidas contra nós. Em vez de encher o coração de mágoa e inflamar a vida com ódio e vingança, o melhor caminho é orar e estar com o coração aberto para o perdão.

Diante das falhas dos outros, procure ter a mente de Cristo. Peça a Deus hoje para olhar para o semelhante como Cristo olhou para você. Receba e distribua o perdão divino, e a paz sempre será uma realidade em sua vida.