Quarta-feira
20 de dezembro
Roupas limpas
Não vamos rasgar a túnica. Vamos tirar a sorte para ver quem fica com ela. João 19:24

O ato de tirar as roupas de um condenado tinha o objetivo de intensificar a humilhação. A intenção era deixar claro que a pessoa crucificada não tinha qualquer dignidade e que merecia a vergonha pública. Era exatamente isso que estava ocorrendo com Jesus. Sobre isso, a Bíblia registra: “Em seguida, tirando a sorte com dados, os soldados repartiram entre si as roupas de Jesus. O povo ficou ali olhando, e os líderes judeus zombavam de Jesus” (Lucas 23:34, 35).

Ao assumir nossa culpa, Jesus atraiu sobre si toda a indignidade que era nossa. A humilhação a que Ele foi exposto revela o nível de impiedade que estava carregando. O sorteio que os soldados fizeram da roupa de Jesus me faz lembrar de um relato bíblico marcante que envolve vestuário.

Trata-se de uma visão do profeta Zacarias, na qual lhe foi revelada a terrível situação em que se encontrava o sumo sacerdote Josué. O inimigo de Deus estava a postos com o propósito de humilhá-lo e condená-lo à morte. Diz o relato bíblico: “Satanás estava à direita de Josué, pronto para acusá-lo […]. Josué, vestido com roupas sujas, continuava de pé em frente do Anjo” (Zacarias 3:1, 3). As vestes sujas de Josué simbolizavam pecado, e um sumo sacerdote não podia comparecer diante da presença divina daquele jeito, sob pena de perder a vida.

O profeta Zacarias registrou assim a intervenção divina em defesa de Josué: “Aí o Anjo disse aos seus ajudantes que tirassem a roupa de Josué e depois lhe disse: – Assim eu tiro os seus pecados e agora vou vesti-lo com roupas de festa. Em seguida, o Anjo mandou que os seus ajudantes pusessem na cabeça de Josué um turbante que havia sido purificado. Eles puseram o turbante na cabeça dele e o vestiram com roupas de festa; e o Anjo do Senhor continuava ali de pé” (Zacarias 3:4, 5).

A condição de Josué reflete a nossa: “Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos” (Isaías 64:6). No entanto, quando Satanás se apresenta para nos humilhar e pedir nossa condenação, Jesus aparece para limpar nossos pecados e oferecer suas puras vestes de justiça.

No Calvário, para não rasgar a túnica de Jesus, os soldados tiveram que fazer um sorteio para determinar qual deles ficaria com ela. Você não precisa contar com a sorte para vestir-se com a justiça de Jesus. Creia nele hoje e substitua seus trapos sujos pela limpíssima túnica da salvação.