Lição 11
03 a 09 de junho
Falsos mestres
“Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina” (2Pe 2:19).
Prévia da semana: Em um mundo de pecado, paixões, ganância, engano e ódio às autoridades, Deus sabe resgatar os piedosos dessas tentações e manter os ímpios sob condenação para o dia do juízo. Nossa salvação está em conhecer nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Leitura adicional: Clinton A. Valley, Socorro! Estão Me Seguindo (CPB, 2012); Dwain Esmond, As I Follow Christ (Review and Herald Publ., 2013)
Domingo, 04 de junho
Fontes sem água e torneiras entupidas

Essa figura de linguagem reflete desapontamento, decepção e frustação. Como você lida com isso? Você aceita pacificamente ou tem um ataque de nervos porque determinada pessoa ou coisa o deixou na mão?

Veja esta situação: Geralmente, os alunos depositam implícita confiança nos professores quanto aos seus ensinos. Esperam que eles transmitam o conteúdo da matéria com conhecimento de causa, de modo que eles aprendam os conceitos necessários e alcancem seus objetivos acadêmicos. No entanto, às vezes, há pessoas inescrupulosas que se introduzem em meio a esse grupo seleto e disseminam o erro.

A igreja também incorre no perigo de ter falsos mestres. Esse tipo de pessoa pode ensinar e espalhar perigosas heresias. A Bíblia se refere a essas pessoas como “nuvens sem chuva” (Jd 1:12, A Bíblia Viva) ou “fontes sem água” (2Pe 2:17).

Os falsos mestres parecem transmitir “a verdade”, mas, sem o poder do Espírito Santo e sem uma conversão genuína, eles pregam mentiras, enganos e contrafações da verdade. Eles estão numa missão diferente, designada pelo inimigo. Pregam a verdade misturada com o erro. São recipientes vazios e desprovidos da água espiritual. No fim, ouvirão as palavras de Jesus: “Afastem-se de Mim. […] Eu não sei quem são vocês” (Mt 25:41, 12, NTLH). Mas, os cristãos genuínos devem ser fonte de água espiritual pura e cristalina.

Na lição desta semana, você encontrará um Pedro menos impetuoso, transformado pela graça divina e pastoreando com amor as ovelhas do Senhor Jesus. Em 2 Pedro 2:1-3 e 12-22, ele advertiu contra os falsos profetas que andam por aí e contra os falsos mestres que aparecem na igreja. Além da vigilância contra os enganadores, ele mostrou que devemos nos preparar para a volta de Cristo: “O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. […] Empenhem-se. […] Cresçam […] na graça e no conhecimento de nosso Senhor” (2Pe 3:10, 14, 18).

Cecily Daly | Huntsville, Alabama, EUA

Mãos à Bíblia

1. Leia 2 Pedro 2:1-3, 10-22. Sobre o que o apóstolo alertou seus leitores? Quais erros estavam sendo promovidos nas igrejas? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Das perseguições que estavam por vir. Pedro os exortou a pagar na mesma moeda a violência sofrida.

B.( ) Dos falsos profetas e mestres. Heresias destruidoras, falsas doutrinas, práticas libertinas que levavam à corrupção, etc.

C.( ) Das disputas por liderança na igreja. A igreja encorajava os homens a tomar os cargos uns dos outros.

Às vezes é fácil idealizar a igreja primitiva e pensar nela como um período de grande paz e harmonia entre os primeiros cristãos.

Isso seria um erro. A igreja enfrentou lutas desde os dias de Jesus, muitas vezes dentro de suas próprias fileiras, como foi o caso de Judas. Conforme revelam as epístolas do Novo Testamento, muitos problemas aconteceram devido aos falsos ensinos entre os cristãos. A igreja primitiva não sofreu apenas perseguição externa, mas também enfrentou problemas internos. A segunda carta de Pedro trata de alguns desafios internos. 

Segunda-feira, 05 de junho
Examinar os frutos

Falsa adoração (Dt 13:1-5). “Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio, e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: ‘Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los’, não deem ouvidos às palavras daquele profeta […].” Esse texto do livro de Deuteronômio apresenta as características dos falsos profetas e das falsas profecias. Uma das maneiras de identificar os falsos profetas é observar se suas predições se cumpriram ou não. No entanto, mesmo que tenham se cumprido alguns eventos que eles predisseram, se os profetas encorajaram o povo a seguir outros deuses, são falsos mensageiros.

Em 2 Timóteo 2:15, Paulo nos aconselha: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a Palavra da verdade.” Isso é o mais importante a ser feito.

Os verdadeiros e os falsos profetas no Novo Testamento (Mt 7:15-20). No livro de Mateus, encontramos a advertência de Jesus a respeito desse assunto. “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores” (Mt 7:15).

Há mais “falsos profetas” hoje do que a maioria de nós imagina, e eles podem ser encontrados dentro da igreja. Fingem e proclamam ser “porta-vozes” do Céu, mas não são. Embora isso não seja fácil de perceber, a Palavra de Deus nos ajuda a identificá-los: “Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. […] Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão” (Mt 7:16-20).

O apóstolo Paulo também alertou os cristãos primitivos sobre esse perigo: “Tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem” (2Co 11:13-15).

Vemos aqui que o “próprio” Satanás tenta enganar os filhos de Deus. Ele parece estar pregando a verdade por meio de seus falsos ministros, mas não é a mensagem verdadeira da Palavra de Deus. Trata-se de uma mensagem distorcida. Ele disse a Adão e Eva: “Certamente não morrerão” (Gn 3:4). Muitas vezes, as falsas mensagens sobre a vontade de Deus são muito sutis e não podem ser percebidas facilmente porque soam como verdade.

O que devemos fazer? (2Pe 2:1; 1Jo 4:1). João deixou claro o que precisamos fazer para identificar se os ensinos são falsos ou verdadeiros: “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (1Jo 4:1). Deus deseja que examinemos o que está sendo ensinado. A exemplo dos bereanos (At 17:11), precisamos comparar o que está escrito na Bíblia com o que nos é ensinado, para ver se esses ensinos estão de acordo com a Palavra de Deus.

Pedro advertiu: “No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição” (2Pe 2:1).

Uma das maneiras de distinguir entre os que são verdadeiros pregadores da Palavra e os que ensinam heresias é examinar se o conteúdo de suas mensagens está em conformidade com o texto bíblico e sua interpretação. Pedro deu a entender que “os falsos mestres surgiriam entre os próprios crentes, ou que eles viriam de outros lugares para estar entre eles. […] O fim de toda mentira é a destruição, tanto para os [falsos] mestres como para seus seguidores” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 661, 662).

A solução divina (Sl 26:4, 5). A mensagem de Davi, no Salmo 26, mostra a melhor atitude a ser tomada em relação aos divulgadores da mentira e hipócritas, praticantes do mal e da perversidade. Ele disse que não se associava com eles, não andava com eles, detestava o ajuntamento deles e não se assentava com eles. Essa é a melhor coisa que os cristãos podem fazer. Podemos estar no mundo, mas não somos dele. Cristo nos deixou orientações em relação aos falsos profetas (Mt 24:11, 23-26), e o apóstolo Paulo advertiu: “Afastem-se de toda forma de mal” (1Ts 5:22). Essa é a solução divina e o caminho para a vitória.

Terrell Holder | Huntsville, Alabama, EUA

Mãos à Bíblia

2. Leia 2 pedro 2:18, 19. Qual é a advertência de Pedro nesse verso? Como o verso dezenove ajuda a explicar a preocupação do apóstolo? Qual é a importância da palavra “liberdade” no versículo dezenove?

3. Leia João 8:34-36. Pense nas palavras de Cristo e em como elas ajudam a entender o que Pedro estava dizendo. Complete as lacunas:

“Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete __________________________ é __________________________ do pecado. O escravo não fica sempre na __________________________; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o __________________________ vos libertar, verdadeiramente sereis __________________________”.

Quaisquer que fossem os ensinamentos desses mestres, eles estavam levando suas vítimas – pessoas que tinham conhecido há pouco tempo o Senhor Jesus – de volta ao seu antigo e pecaminoso estilo de vida.

Terça-feira, 06 de junho
Enfrentando ameaças

Jesus alertou Seus discípulos a fim de os proteger dos falsos mestres.

“Dentro de poucos anos, muitos dos que tinham sido mestres e líderes na igreja deviam entregar a vida pelo evangelho. Logo se levantariam lobos devoradores que não poupariam o povo de Deus. Mas nada disso devia desencorajar aqueles cujas esperanças estavam centralizadas em Cristo. Com palavras de encorajamento e ânimo, Pedro dirigiu o pensamento dos crentes das atuais provas e futuras cenas de sofrimento ‘para uma herança incorruptível, incontaminável e que não pode murchar’ (1Pe 1:4, ARC).”1

“Ao mesmo tempo em que exaltava a ‘firme palavra dos profetas’ como guia seguro em tempos de perigo, o apóstolo solenemente advertia a igreja contra a tocha da falsa profecia, que seria erguida por ‘falsos doutores’, os quais introduziriam encobertamente ‘heresias de perdição, e [negariam] o Senhor’ (2Pe 2:1, ARC). Esses falsos mestres, que apareceriam na igreja e seriam considerados verdadeiros por muitos de seus irmãos na fé, são comparados pelo apóstolo às ‘fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento; para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva’ (2Pe 2:17, ARC). ‘Estão em pior estado’, declarou ele, ‘do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido’ (2Pe 2:20, 21).

“Porém, nem todos seriam enganados pelos ardis do inimigo. Ao se aproximar o fim de todas as coisas terrestres, haveria fiéis capazes de entender os sinais dos tempos. Embora grande número de professos crentes negasse sua fé por suas obras, haveria um remanescente que haveria de perseverar até o fim.”2

Até que Jesus volte, haverá falsos mestres na igreja, mas não devemos permitir que eles nos afastem do Salvador e nos impeçam de pregar o verdadeiro evangelho.

1. Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 491.

2. Ibid., p. 497, 498.

Gwendolyn Woods | Huntsville, Alabama, EUA

Mãos à Bíblia

4. De acordo com 2 Pedro 2:17-22 e Mateus 12:43-45, quais são os perigos de um cristão convertido retornar ao seu antigo estilo de vida? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Ele jamais terá outra chance de voltar para Jesus.

B.( ) Sua vida fica pior do que estava antes da conversão.

C.( ) Ele comete o pecado contra o Espírito Santo.

Pedro estava preocupado principalmente com o destino daqueles que eram atraídos de volta aos seus antigos pecados (2Pe 2:18). Os falsos mestres prometiam liberdade; no entanto, essa liberdade era radicalmente diferente daquela que Jesus havia prometido aos Seus seguidores.

Considere a poderosa advertência de Pedro. Teria sido melhor que aqueles conversos nunca tivessem “conhecido o caminho da justiça” (2Pe 2:21) do que, tendo-o conhecido, voltassem aos seus hábitos anteriores.

Pense Nisto
Como permanecer firme na fé em meio às heresias e aos falsos ensinos? Temos certeza de que aquilo que ensinamos está de acordo com o evangelho de Jesus?
Quarta-feira, 07 de junho
Falsos mestres

Eles foram descritos por Cristo como lobos vestidos de ovelha (Mt 7:15). O Antigo Testamento está repleto de relatos desses falsos arautos e de como eles foram perigosos para o povo de Israel. Alguns foram facilmente identificados, outros foram sutis como a serpente, misturando a verdade com o erro. É impossível identificar o falso, a menos que conheçamos o genuíno. “Se eles não falarem segundo a lei e o testemunho” (Is 8:20, ARA), ou seja, a Palavra de Deus, não há verdade neles.

Os livros de 1 e 2 Samuel e Jeremias mostram o que aconteceu aos israelitas quando escolheram dar ouvidos às mensagens dos falsos profetas, em vez de escutar a voz do Senhor. O resultado foi a morte de milhares deles.

Necessitamos ter profundo conhecimento da Palavra de Deus e seguir suas orientações. Só assim seremos capazes de resistir às investidas do inimigo e de seus agentes. Ao estudá-la, tornamo-nos aptos para distinguir entre a verdade e o erro. Isso, juntamente com períodos de oração, nos capacitará a ser sábios e a ter discernimento.

Em Ezequiel 13, o Senhor revelou o que faria com os falsos profetas que enganaram o povo: “Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e proferem adivinhações mentirosas. [Eles] não entrarão na terra de Israel. […] Despedaçarei o muro que vocês caiaram e o arrasarei para que se desnudem os seus alicerces. Quando ele cair, vocês serão destruídos com ele” (v. 9, 14).

A orientação do Espírito Santo por meio da Palavra de Deus é a única proteção segura contra o engano.

Jacqueline Neath-Foster | Huntsville, Alabama, EUA

Mãos à Bíblia

5. Leia 2 Pedro 2:1–3:7 e Judas 4-19. Como podemos ter certeza de que Deus leva a sério a questão do pecado? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Ele não poupou os anjos caídos.

B.( ) Não poupou os habitantes de Sodoma e Gomorra.

C.( ) Não poupou os antediluvianos.

Pedro e Judas registraram três exemplos da vingança de Deus no passado: a destruição do mundo por meio do Dilúvio, a incineração de Sodoma e Gomorra e a prisão dos seres angelicais “a fim de ser reservados para o juízo” (2Pe 2:4-6, NVI; 3:7; Jd 6, 7). Todos esses episódios estão interligados por um sentimento prolongado de que o mal será definitivamente eliminado. 

6. Leia 2 Pedro 2:12 e Judas 10. Pedro e Judas descreveram aqueles que se tornam como animais irracionais governados pelo instinto. Como essa descrição se compara à maneira pela qual Deus originalmente criou a humanidade? Como evitar que isso ocorra em sua vida?

Pense Nisto
De acordo com a Bíblia, como podemos identificar os falsos profetas? Por que é necessário identificá-los? O que estamos fazendo para ajudar outros em relação a isso?
Quinta-feira, 08 de junho
Lobos em pele de ovelha

A metáfora “lobo em pele de ovelha” expressa má intenção e engano. Ela pode ser perfeitamente aplicada ao nosso inimigo. Na igreja, Satanás se infiltra disfarçado e, por meio de seus anjos maus, cria situações desastrosas e destrutivas. Ele procura enganar os membros ao questionar os fundamentos e doutrinas da Palavra de Deus, lançando dúvida sobre a mente deles.

Mas, confiante no fato de que Suas ovelhas conhecem Suas palavras, nosso bom Pastor sabe que, quando Ele “vai adiante delas, […] estas O seguem, porque conhecem a Sua voz” (Jo 10:4). A seguir, são apresentadas algumas maneiras pelas quais você pode se livrar das armadilhas do inimigo:

Conheça a voz do bom Pastor. Você conhece a voz de Jesus? É capaz de distingui-la da voz dos falsos profetas? Cristo nos advertiu: “Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em Meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ‘O tempo está próximo’. Não os sigam” (Lc 21:8).

Conheça a verdade para poder refutar o erro. Como alguém pode identificar a verdade e o erro nestes últimos dias? Estudando a Palavra de Deus e vigiando constantemente em oração (1Ts 5:17). Mas vigiar em oração é mais do que simplesmente orar, é pedir ao Espírito Santo que nos conceda a capacidade de distinguir entre os falsos e os verdadeiros mestres.

Saiba onde encontrar na Bíblia. Quando somos desafiados pelos falsos ensinos, precisamos buscar nas Escrituras Sagradas as respostas que nos ajudarão a refutá-los com a verdade. Eis aqui algumas passagens úteis:

1. A autenticidade da Bíblia (2Tm 3:16; 2Pe 1:21)

2. Contra os falsos ensinos (Is 8:20)

3. A segunda vinda de Cristo
(Mt 24:26, 27; 1Ts 4:16, 17)

4. O milênio (Ap 20).

Sonia E. Paul | Huntsville, Alabama, EUA

Mãos à Bíblia

7. Leia 2 Pedro 2:6-16. Quais outros exemplos o apóstolo empregou a fim de advertir seus leitores contra as consequências da perversidade? Assinale a alternativa correta:

A.( ) O milagre da multiplicação.

B.( ) O Pentecostes.

C.( ) Sodoma e Gomorra; Ló; Balaão.

Pedro tirou duas lições dessa história. Primeiramente, Sodoma e Gomorra são exemplos do castigo que recairá sobre os ímpios (2Pe 2:6). Em segundo lugar, essa história revela que o Senhor salvará os justos da provação (2Pe 2:7-9). 

Pense Nisto
Por que Cristo enfatizou a questão dos falsos profetas no fim dos tempos? Você teve alguma experiência com um falso mestre da Palavra de Deus? Muitos falsos mestres têm defendido a teoria da evolução. Qual tem sido sua experiência a esse respeito?
Sexta-feira, 09 de junho
Lições de uma arma!

Lee olhou para seu revólver calibre 32 e se sentiu poderoso. Nunca havia possuído uma arma antes, mas também nunca havia tido uma série de outras coisas. Não teve pai. Nunca teve dinheiro. Mas tudo isso havia mudado. O chefão e seus comparsas estavam lhe ensinando tudo sobre o mundo do crime. Lee sorriu. Afinal de contas, ele ainda tinha uma boa quantia de dinheiro que havia escondido desde seu último “trabalho”.

Isto é, até o dia em que o chefão apareceu e lhe perguntou: “Onde está o dinheiro?” “Onde você escondeu o maldito dinheiro?” Lee levantou os olhos somente para ver seu chefe puxar o gatilho do rifle e dispará-lo contra sua cabeça. O tiro atravessou a têmpora de Lee e seu corpo, desgovernado, tombou ao chão. Sem olhar para trás, o antigo “mestre” de Lee passou por cima de seu cadáver e saiu do local.

O chefão de Lee e sua arma foram “grandes mestres”, mas não das coisas corretas. De acordo com 2 Pedro 2:1, 2, alguns dos mestres que surgiram na igreja se deleitam em promover seus enganos e ensinar mentiras.

Talvez não atiremos em ninguém, não roubemos nem matemos, mas quais tipos de lições estamos ensinando aos outros pelo nosso testemunho? Alguns fofocam sobre aquela jovem da igreja que ficou grávida, outros falam daquela irmã que, na opinião deles, veste-se de modo inadequado, sem saber que ela não tem outras roupas para vestir. Muitas vezes, “atiramos nas pessoas” com nossas palavras mesquinhas, roubamos sua alegria, passamos por cima delas para chegar aonde queremos e enchemos nossa vida com coisas erradas.

Se tudo o que podemos dizer no fim de cada dia é que “tudo é sem sentido”
(Ec 12:8), como disse Salomão, então nosso cristianismo é inútil. Em vez disso, sejamos mestres que enriqueçam a vida dos outros (v. 9). Tenhamos uma vida menos mesquinha e mais cheia de significado. É isso que Cristo, nosso grande Mestre, deseja que façamos.

Hilary Campbell | Huntsville, Alabama, EUA

Pense Nisto
Você se lembra de alguém que lhe ensinou algo ruim? O que isso provocou em sua vida? O que você poderia ter feito para seguir uma direção diferente naquela época?
Mãos à obra
Crie um meme, um poster ou outra arte gráfica com base em Hebreus 12:2 (primeira parte). Como identificar os falsos profetas e lidar com eles? Pense em comparações mais modernas: um falso mestre ou profeta é como um rifle com a mira desajustada, ou um GPS desatualizado, ou um celular com defeito, etc., porque […] Escreva uma carta imaginária de Jesus para um dos falsos mestres aos quais Pedro se referiu. Qual seria a mensagem dessa carta? Anote as semelhanças e diferenças entre um “lobo em pele de ovelha” e alguém que simplesmente está errado a respeito de alguma coisa (como Pedro esteve, em mais de uma ocasião). Pergunte a pessoas idosas e jovens quais são as características e comportamentos de um líder que nos levam a confiar e acreditar nele.