Lição 14
23 a 29 de setembro
Glória na cruz
“Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo” (Gl 6:14).
Prévia da semana: Paulo encerrou sua carta aos Gálatas com um forte apelo pessoal, rejeitando toda submissão exterior a costumes e apegando-se apenas à cruz como sua razão para a vida e o serviço, não importando o custo dessa decisão.
Leitura adicional: Gálatas 2:16; 3:11; Romanos 10:17. Ellen G. White, Fé e Obras, capítulo 9, “A Qualidade de Nossa Fé”; Paulo (Certeza Editorial, 2004), capítulo 5, “Pregando Entre os Pagãos”, e capítulo 6, “Judeus e Gentios”
Domingo, 24 de setembro
Novo em folha?

Nasci

Com os punhos cerrados e a pele ferida.

Era embalado pelo som de correntes

Batendo umas nas outras.

Eu era um escravo

Das leis que me prendiam.

E embora eu me apegasse à Sua Palavra,

Meus atos não estavam de acordo com ela.

O que é correto eu não faço, e o que é errado eu repito [Rm 7:15].

Como a firme batida do chicote contra minha pele,

Tentei arrancar de mim meu próprio pecado,

Esperando que minha salvação estivesse lá dentro de mim.

Nasci

Filho de uma escrava,

Com mãos e pés acorrentados.

Mas no dia em que encontrei o Salvador

Todas as correntes foram quebradas.

Não luto mais com restrições criadas pelo homem,

Nem celebro as obras das minhas mãos.

Agora clamo: Pai!

E coloco meu rosto em Suas mãos inteiramente santas.

Minhas manchas agora estão limpas,

E, embora eu viva junto ao pecado,

Não pertenço a ele,

Pois

Fui resgatado,

Adotado na família de Cristo.

As coisas antigas já passaram;

Eis que surgiram coisas novas [2Co 5:17]!

Desde que nascemos, somos ensinados a obedecer aos pais, aos sinais de trânsito, aos professores, e assim por diante. Então, quando nos deparamos com os comentários do apóstolo Paulo em Gálatas 4:4, 5, de que a morte de Cristo nos libertou da lei, isso pode ser difícil de entender.

Significa que não há mais regras? Claro que não. Romanos 6:6, 7 diz que “sabemos que o nosso velho eu foi crucificado com Cristo, para que o pecado perca seu poder em nossa vida. Cristo nos libertou das antigas leis cerimoniais que apontavam para o Salvador e também nos livrou da condenação ou penalidade do pecado.

Nesta semana, aprenderemos sobre a graça divina. Ao estudar a lição, vamos abrir nosso coração e deixar que Deus nos transforme em novas criaturas por meio da Sua graça.

Stephanie French | Edmonton, Alberta, Canadá

Segunda-feira, 25 de setembro
Compreender as Escrituras

Deus usou as tradições e cerimônias do Antigo Testamento como “aplicativos móveis”. Quanto mais você baixa esses aplicativos, usa e atualiza, mais domina seus usos e aprecia suas novas versões. Porém, os judeus rejeitaram a última atualização que Jesus fez no sistema. Não conseguiram entender que Aquele era o Messias prometido, e que todas as cerimônias e rituais do santuário haviam se cumprido com Sua morte (Hb 4:14, 16; 9). Não havia mais necessidade de intercessor nem de sumo sacerdote humano.

Jesus não mudou o significado dos símbolos do santuário. Na verdade, Ele abriu nosso entendimento para que compreendêssemos a mensagem que Ele havia comunicado ao longo dos séculos por meio de todos aqueles rituais.

Os judeus eram fiéis defensores do rito da circuncisão ligada à aliança abraâmica. Por isso, aqueles que haviam se convertido ao cristianismo, insistiam para que os gentios convertidos também cumprissem essa tradição. Seu objetivo era praticar as leis de Moisés para provar sua lealdade a Deus. O livro de Gálatas trata dessas divergências doutrinárias. Paulo precisava reafirmar os princípios que ele havia ensinado aos gálatas quando estabeleceu a igreja deles. “Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela lei escrita” (Rm 2:29).

No Monte Sinai, Deus escreveu com Seu próprio dedo uma lei, os Dez Mandamentos, e a guardou no lugar santíssimo, e comunicou oralmente as outras leis para que Moisés as escrevesse. Ambas as leis enfatizavam como adorar a Deus e amar o próximo. As leis cerimoniais, escritas por Moisés, tinham o propósito de mostrar que a lei de Deus devia ser obedecida pela fé (Gl 3:24-27). “O justo viverá pela fé” (Gl 3:11).

Elaine A. Thompson | Edmonton, Alberta, Canadá

Mãos à Bíblia

1. Leia Gálatas 6:12, 13. O que Paulo disse nesses versos?

Embora Paulo tivesse sugerido anteriormente os objetivos e a motivação de seus adversários (Gl 1:7; 4:17), suas observações em Gálatas 6:12, 13 foram os primeiros comentários explícitos que ele fez sobre seus oponentes. Ele os descreveu como pessoas que queriam “ostentar-se na carne”. A expressão “ostentar-se” em grego significa literalmente colocar “uma boa face”. De fato, a palavra para “face”, em grego, é a mesma palavra para designar a máscara de um ator, e essa palavra foi usada igualmente em sentido figurado para se referir ao papel desempenhado por um ator. Em outras palavras, Paulo estava dizendo que essas pessoas eram como atores buscando a aprovação de uma plateia. Em uma cultura fundamentada na honra e na vergonha, a conformidade era essencial, e os que ensinavam os erros pareciam estar buscando aumentar seu grau de honra diante dos seus companheiros judeus na Galácia e dos outros cristãos judeus de Jerusalém.

Pense Nisto
Somos o templo em que o Espírito Santo deseja habitar. Temos vivido de maneira santa e agradável a Deus?
Terça-feira, 26 de setembro
Não somos mais escravos

O que significa gloriar-se na cruz de Cristo (Gl 6:14)? Para mim, significa ser liberto da escravidão do pecado pelos méritos do sacrifício de Cristo. Para que isso aconteça, precisamos:

Abandonar as mentiras do falso evangelho (Gl 1:7-9). Posso imaginar o zelo de Paulo ao admoestar os gálatas quanto à urgente necessidade de retornar ao verdadeiro evangelho. Ele gastou incontáveis horas ensinando, pregando e orando por aquelas pessoas. E após um curto período de separação, todo o seu árduo trabalho começou a cair por terra por causa da disseminação de um falso evangelho: a salvação pelas obras.

Paulo aconselhou os gálatas a voltar ao verdadeiro evangelho que eles haviam aprendido quando se converteram. É muito fácil ser influenciado pela visão da sociedade sobre o que é certo! Embora eu acredite que a pressão da sociedade seja mais forte hoje, os gálatas precisavam enfrentar suas próprias batalhas contra as falsas mensagens de salvação que circulavam em sua época. Paulo enfatizou que eles precisavam estar bem fundamentados na verdade bíblica e não se deixar levar por ensinos e tendências populares; afinal de contas, existe somente uma verdade.

Renunciar ao desejo de ser popular (Gl 6:12-15). Muitas vezes, como jovens, queremos nos encaixar no grupo. Isso ocorre porque ainda estamos formando nossas opiniões, estabelecendo nossos relacionamentos e procurando firmar nossa imagem. Entretanto, se não estivermos bem fundamentados em nossas crenças e princípios cristãos, seremos facilmente levados pela multidão. Paulo declarou: “Os que desejam causar boa impressão exteriormente, tentando obrigá-los a se circuncidarem, agem desse modo apenas para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo” (Gl 6:12).

A maioria das pessoas prefere adotar uma posição confortável, que não a comprometa. Ninguém gosta de atrair a atenção negativamente para si mesmo. Essa é uma das razões pelas quais é mais fácil se adequar aos padrões do mundo e evitar a perseguição do que se gloriar na cruz de Cristo. Mas o fato é que a perseguição virá. Então, por que fugir dela em cada oportunidade que temos para defender nossa fé e apontar para a cruz de Cristo? “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3:12). Quando compreendemos a obra que o Espírito pode efetuar em nossa vida e reconhecemos os méritos salvíficos de Jesus, não sentimos mais medo de testemunhar do evangelho porque não somos mais escravos do medo (Gl 2:20).

Deixar de ser escravo do pecado (Rm 6:1-7; 12:1-8). Paulo lembrou os gálatas de que eles estavam livres da condenação da lei e haviam recebido a graça libertadora de Cristo. “Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado” (Rm 6:6, 7). Não somente a velha natureza havia sido crucificada, mas também a antiga prática de oferecer sacrifícios. Paulo os encorajou a se gloriarem na cruz (Gl 6:14). Apelou para que fossem diferentes daqueles que ainda não haviam recebido o evangelho, e não se conformassem com as filosofias, teorias e ensinamentos mundanos. Devemos ser diferentes (Rm 12:1-8)!

Fazer de Cristo o centro de nossa vida (2Co 4:10; Fp 3:8). Precisamos ver as coisas através das lentes da cruz. Creio que muitos dos nossos problemas diminuiriam se fossem vistos sob a perspectiva da cruz. Creio que todas as nossas “realizações” deveriam ser comparadas com o que Cristo fez na cruz. Ele é tudo.

Meu desejo é que façamos das palavras do apóstolo Paulo nossa filosofia de vida: “[…] Considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo” (Fp 3:8).

Se você está lendo isso, certamente já teve o privilégio de ter sua vida transformada. No entanto, há milhões de pessoas neste mundo que ainda não foram alcançadas.
A missão de levar as boas-novas da salvação a todo o mundo é nossa responsabilidade agora. Esse é nosso mais elevado propósito, e está acima de tudo o mais. Quando verdadeiramente o apreciarmos, entraremos em ação.

O que você vai fazer com a verdade que abraçou? Vai permitir que ela transforme a vida de outros ou vai entesourá-la somente para você? A maior realização que podemos experimentar nesta vida é entregar tudo a Jesus: o nosso coração, o nosso reconhecimento e o crédito pelo que Ele fez por nós. A nossa a glória é proclamar Sua glória perante o mundo.

Michelle Solheiro | Edmonton, Alberta, Canadá

Mãos à Bíblia

2. De acordo com Gálatas 6:14, Romanos 6:1-6, 12:1-8 e Filipenses 3:8, que diferença a cruz de Cristo fez no relacionamento de Paulo com o mundo? Assinale a alternativa correta:

A.( ) A mensagem da cruz o fez viver nas práticas mundanas.

B.( ) Paulo se tornou ainda mais obstinado na matança de cristãos.

C.( ) Paulo morreu para o mundo, abandonando tudo aquilo que não era da vontade de Deus.

A cruz de Cristo muda tudo para o cristão. Ela nos desafia não apenas a reavaliar nossa maneira de ver a nós mesmos, mas também a maneira pela qual nos relacionamos com o mundo. O mundo (este século de maldade e tudo o que isso implica) está em oposição a Deus (1Jo 2:16). Pelo fato de que já morremos com Cristo, o mundo já não mais tem o poder escravizador que mantinha sobre nós, e a antiga vida que um dia dedicamos ao mundo não mais existe. Seguindo a analogia de Paulo, a ruptura entre o cristão e o mundo deve ser como se os dois tivessem morrido um para o outro.

Pense Nisto
Por que, às vezes, insistimos em voltar às correntes que nos prendiam no pecado? O que significa gloriar-se na cruz de Cristo?
Quarta-feira, 27 de setembro
Lançando fora a autossuficiência

“Em quase todas as igrejas havia alguns membros que eram judeus de nascimento. Os líderes judeus tinham acesso direto a esses conversos e, por meio deles, obtinham um ponto de apoio nas igrejas. Era impossível, por argumentos bíblicos, derrubar as doutrinas ensinadas por Paulo; portanto, eles recorriam às medidas mais inescrupulosas para neutralizar a influência dele e enfraquecer sua autoridade. Declaravam que Paulo não tinha sido discípulo de Jesus e não havia sido comissionado por Ele, mas que havia ousado ensinar doutrinas diretamente opostas às que eram defendidas por Pedro, Tiago e os outros apóstolos. Assim, os emissários do judaísmo conseguiam alienar muitos conversos cristãos daquele que lhes havia ensinado o evangelho. Tendo conseguido isso, eles os induziam a voltar à observância da lei cerimonial como algo essencial para a salvação. A fé em Cristo e a obediência à lei dos dez mandamentos eram consideradas de menor importância. Divisão, heresia e sensualismo estavam rapidamente ganhando terreno entre os crentes da Galácia.

“O coração de Paulo se agitou quando ele viu os males que ameaçavam destruir rapidamente essas igrejas. Ele escreveu imediatamente para os gálatas, expondo as falsas teorias desses mestres e repreendendo com grande severidade os que haviam se apartado da fé.”1

“Somos justificados pela fé. A pessoa que entende o significado dessas palavras nunca será autossuficiente. O Espírito Santo é nossa eficiência na obra da edificação do caráter, na sua formação segundo a semelhança divina. […] Jamais podemos, por nós mesmos, obter a vitória sobre a tentação. Mas aqueles que têm genuína fé em Cristo serão moldados pelo Espírito Santo.”2

Em resumo, precisamos entender que, por nós mesmos, não podemos fazer nada para obter qualquer coisa aos olhos do Salvador. Dependemos dEle inteiramente para tudo, e é por essa mesma razão que devemos nos gloriar na cruz, e somente nela.

1. Ellen G. White, Sketches From the Life of Paul,
p. 188, 189.

2. Ellen G. White, Manuscrito 8, 1900.

Felipe Solheiro | Edmonton, Alberta, Canadá

Mãos à Bíblia

3. De acordo com Gálatas 6:15 e 2 Coríntios 5:17, o que significa ser uma nova criatura?

Ktisis é a palavra grega traduzida por “criatura”. Ela tanto podia se referir a uma “criatura” individual (Hb 4:13) como a toda a ordem “criada” (Rm 8:22). Em ambos os casos, a palavra implicava a ação de um Criador. Esse era o ponto que Paulo queria apresentar. Tornar-se uma “nova criatura” não era algo que podia ser realizado por algum esforço humano – quer fosse a circuncisão, quer fosse qualquer outra coisa. Jesus Se referiu a esse processo como o “novo nascimento” (Jo 3:5-8). É o ato divino em que Deus toma uma pessoa espiritualmente morta e sopra nela a vida espiritual. Essa é também mais uma metáfora para descrever o ato de salvação que Paulo geralmente definia como justificação pela fé.

Pense Nisto
Como você se sente ao saber que não pode fazer nada para obter o favor de Deus? Por que achamos que precisamos fazer alguma coisa para nos tornar melhores? Será que nossa cultura tem alguma influência nisso?
Quinta-feira, 28 de setembro
Somente por Cristo

Imagine, por um segundo, que você está preso dentro de uma casa pegando fogo. As chamas estão por toda parte e você está completamente encurralado. Você percebe que dentro de poucos minutos vai ter a mesma sorte da casa que está sendo queimada. Então, fica desesperado ao ver que não pode fazer nada para se salvar. Porém, nesse exato momento, um bombeiro entra e, em meio às chamas, pega você no colo e o carrega para fora em segurança.

Imagine se, logo após ter sido salvo, você começasse a relatar às pessoas que conseguiu se manter vivo e escapou das chamas pelos seus conhecimentos e ações, em vez de agradecer ao bombeiro. Isso não seria ridículo?

Pensar que houve alguma coisa que fizemos para nos salvar é contrário à mensagem do evangelho. Paulo quis deixar claro para os gálatas que ele não tinha nada em que se gloriar, exceto na cruz de Cristo, pela qual nos vem a salvação.

Então, como podemos evitar o erro de nos gloriar em qualquer coisa que não seja a cruz de Jesus? Eis aqui alguns passos:

Lembre-se de que a salvação vem somente por meio de Cristo. Não há nada que possamos fazer ou deixar de fazer para obter uma posição honrada diante de Deus. Se aceitamos o dom gratuito da vida eterna que nos foi dado pelo Senhor Jesus, todos estamos no mesmo nível.

Lembre-se de que todas as coisas boas vêm dEle. Muitas vezes, nós nos vangloriamos de ter feito alguma coisa que mereceu reconhecimento. Paulo compreendia que, se havia algo de bom nele, não vinha dele mesmo, mas de Cristo, que vivia nele (Gl 2:20).

Lembre-se de onde você veio. Os momentos em que conseguimos ver mais claramente a mão de Deus em nossa vida são aqueles em que olhamos para o passado e reconhecemos como éramos antes de aceitar a Cristo e ser transformados por Ele. Nessas ocasiões, refletimos não sobre o progresso que fizemos por nossas forças, mas sobre as vitórias que alcançamos pela graça de Cristo.

Harrison Chokka | Edmonton, Alberta, Canadá

Mãos à Bíblia

4. De acordo com Gálatas 6:16, Paulo deu sua bênção aos que, disse ele, “anda[vam] conforme essa regra” (NVI). Dado o contexto, de qual “regra” você acha que Paulo estava falando?

5. De acordo com Gálatas 6:17; 2 Coríntios 4:10; 11:23-29, quais eram as “marcas de Jesus” que Paulo trazia em seu corpo? O que ele quis dizer quando escreveu que ninguém devia “perturbá-­lo” por causa dessas marcas?

A palavra marca vem do termo grego stigmata, da qual também deriva a palavra portuguesa estigma. Paulo poderia estar se referindo à prática comum de marcar os escravos com a insígnia de seu dono como uma forma de identificação, ou à prática de algumas religiões misteriosas, nas quais um devoto marcava a si mesmo como sinal de devoção. Em todo caso, “por ‘marcas de Jesus’, sem dúvida, Paulo se referiu às cicatrizes deixadas em seu corpo pela perseguição e sofrimento (2Co 4:10; 11:24-27) […]” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1096).

Sexta-feira, 29 de setembro
“Não Me faça dizer isso duas vezes!”

Durante meus estudos na faculdade, tive a oportunidade de cursar a disciplina de Antigo Testamento (AT), e isso me ajudou a lê-lo com outros olhos. Geralmente, achamos que o AT trata somente de leis, guerras, matanças, profetas, profecias, etc. No entanto, o AT revela um Deus amoroso que está constante e persistentemente procurando ajudar e salvar Seu povo.

O profeta Oseias mostra essa verdade ao descrever o desejo divino de restaurar Seu povo: “Eu a plantarei para Mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é Meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus’” (Os 2:23).

Aprendi nessa matéria que, toda vez que aparece a expressão “Assim diz o Senhor”, devemos prestar atenção porque Deus deseja que examinemos mais detidamente o que Ele disse. Por exemplo, Jeremias 9:23, 24 começa com a expressão “Assim diz
o Senhor”, e termina com as seguintes palavras: “declara o Senhor”.

Tenho o costume de me apoiar em alguns versos bíblicos em cada etapa da minha vida. As palavras de Jeremias 9:23, 24 têm me ajudado atualmente. Percebi que minha felicidade e meu sucesso se encontram simplesmente em conhecer ao Senhor e confiar em Sua sabedoria e força. Deus nos convida diariamente a desenvolver um relacionamento mais profundo com Ele, a fim de ouvir Sua voz e deixar que Ele conduza nossos passos.

Em Gálatas 6:14, Paulo mencionou como Deus é importante para um coração renovado que reflete o caráter de Jesus. Ser uma nova criatura não é se fixar naquilo que a pessoa julgava importante, mas é quebrar o seu “eu” diante da soberania e bondade de Deus. É simplesmente deixá-Lo fazer a obra.

Quando decidi conhecê-Lo em um nível mais profundo, e percebi que não havia nada que eu pudesse fazer para consertar meu passado, Ele foi fiel e me abençoou. Se Deus está dizendo para você confiar nEle e andar com Ele, é porque Ele realmente quer lhe dizer isso. Não O faça dizê-lo duas vezes. Aceite-O. Receba-O. Abra seu coração para Ele hoje. Agora.

Fernanda Perez | Calgary, Alberta, Canadá

Pense Nisto
O que me impede de experimentar essa renovação espiritual hoje?Como devo reagir diante do imensurável amor divino, o qual pode ser encontrado em toda a Bíblia? Será que eu tenho me “gloriado” em algumas coisas que desonram a Deus?
Mãos à obra
Relate sua experiência ao treinar alguém ou ensinar algo novo a uma pessoa. Foi fácil ou difícil? A pessoa seguiu suas instruções ou tentou fazer as coisas a seu próprio modo? Como você se sentiu? Pesquise a respeito da morte de Cristo e sua importância em comentários bíblicos e livros de teologia sistemática e do Novo Testamento. Testemunhe para um não cristão o que a morte de Jesus significou para este planeta e como o evangelho transformou seu modo de viver. Planeje uma reunião com os jovens de sua igreja ou de sua classe da Escola Sabatina para dialogar sobre o poder de Deus em criar o Universo a partir do nada. Você pode usar alguns livros da Casa Publicadora Brasileira para a discussão.