Lição 13
17 a 23 de junho
Os principais temas de 1 e 2 Pedro
“Ele mesmo levou em Seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por Suas feridas vocês foram curados” (1Pe 2:24).
Prévia da semana: Pedro destacou especialmente cinco áreas da teologia cristã: (1) A centralidade do sacrifício substitutivo de Cristo para nossa salvação; (2) A conduta piedosa como resposta adequada ao juízo iminente; (3) A esperança do breve retorno de Jesus; (4) O plano de Deus para a ordem na sociedade e na igreja, e (5) A função das Escrituras em nossa vida.
Leitura adicional: Ellen G. White, Santificação; Atos dos Apóstolos, capítulos 51 e 52
Domingo, 18 de junho
Por Suas feridas fomos curados

Em alguns capítulos das cartas de Pedro, percebi que ele escreveu palavras inspiradas de conselho e advertência aos cristãos primitivos. Suas mensagens têm contribuído para meu crescimento espriritual e melhor conhecimento de Deus.

Para mim, particularmente, a passagem que mais se destaca é 1 Pedro 2:24: “Ele mesmo levou em Seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por Suas feridas vocês foram curados.” Qual é o significado da última frase? Quem foi ferido? Jesus Cristo. Seu sofrimento não foi apenas físico, mas também espiritual. O Salvador sabia que estava carregando sobre Si os pecados de todos nós! Pelo Seu sangue, fomos redimidos e salvos da penalidade do pecado.

Certa tarde de verão, minha mãe e eu saímos para fazer trabalho missionário. Era um belo dia. Passamos a tarde toda distribuindo o livro Caminho a Cristo, revistas e outros livros. A noite chegou, e nós ainda continuávamos distribuindo literatura. De repente, um homem se aproximou de nós, sacou uma arma e nos ameaçou dizendo que, se não parássemos de distribuir aqueles materiais religiosos, ele nos mataria! Na época, eu tinha apenas 13 anos e fiquei muito assustado. Naquele momento, minha mãe fez algo incrível. Ela se ajoelhou e começou a orar. O homem ficou muito confuso. Quando minha mãe se levantou, disse-lhe: “Vá em frente, mate-me! Mas deixe meu filho viver. Não estou fazendo nada de errado, sou uma serva de Deus e estou fazendo Sua vontade.” O que aconteceu a seguir me fez chorar de alívio e felicidade. O homem encolerizado se acalmou, guardou a arma e disse: “Não mereço ser salvo, sou uma pessoa má, mereço morrer.” Mas, pelo poder curador e redentor de Jesus, aquele homem foi transformado e se tornou membro de uma de nossas igrejas.

Ao estudar a lição desta semana, lembre-se de que fomos salvos por meio dos sofrimentos e da morte de Jesus. Agora faça sua parte e compartilhe com as pessoas ao seu redor o amor que Deus dedicou a você. Que o Senhor o abençoe e lhe dê entendimento durante o estudo desta lição.

Alessandro Coronado Pajuelo | Ontário, Canadá

Mãos à Bíblia

1. Leia as seguintes passagens e escreva o que cada uma revela sobre a salvação:

1Pe 1:2 __________________________________________________________________

1Pe 1:8, 9 __________________________________________________________________

1Pe 1:18, 19 __________________________________________________________________

1Pe 2:22-25 __________________________________________________________________

1Pe 3:18 __________________________________________________________________

Quando Pedro mencionava a salvação, geralmente apresentava esse tema no contexto do sofrimento de Cristo como Substituto dos pecadores. Por exemplo, em 1 Pedro 2:22-24, ao escrever sobre o sofrimento de Jesus, ele utilizou uma linguagem que refletia Isaías 53:5, 6, 9. Essa passagem revela os conceitos de substituição e sacrifício.

Segunda-feira, 19 de junho
Vivendo em Cristo

Vivendo como forasteiros no mundo (Tg 1:14; 1Pe 1:13-16). A Terra não é nosso lar definitivo. Aguardamos ansiosamente a vinda do Senhor. Ele nos deixou instruções de como devemos viver enquanto aguardamos esse evento. “Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: ‘Sejam santos, porque Eu Sou santo’” (1Pe 1:13-16).

É fundamental orar e clamar a Deus para que Ele nos mostre as paixões ocultas em nossa alma. Se não controlamos nossos desejos íntimos, eles acabam se transformando em pecado e, depois de pecarmos, a culpa nos aflige fortemente. Os resultados finais e recorrentes dos atos pecaminosos geralmente fazem com que nos afastemos ainda mais de Deus.

Provados no fogo (Tg 2:14-26; 1Pe 4:12). Os filhos de Deus são provados no fogo da aflição (1Pe 4:12). O fogo é usado para separar a escória ou impurezas do precioso metal (Is 48:10). Às vezes, Deus permite que sejamos tentados pelo inimigo, sob circunstâncias difíceis, a fim de purificar nosso caráter para o reino dos Céus. A fé sem obras é morta, a fé junto com as obras mostra nossa submissão a Cristo. Somos provados no fogo porque somos um povo exclusivo, geração eleita, sacerdócio real. Estamos no mundo mas não somos do mundo.

Deus sempre proverá os meios para que possamos vencer as provas (1Co 10:13). Ele passará junto conosco pelo fogo, e o fogo não nos queimará: “Não tema, pois Eu o resgatei; Eu o chamei pelo nome; você é Meu. Quando você atravessar as águas, Eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois Eu Sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador” (Is 43:1-3). Como podemos continuar andando em meio ao fogo das aflições sem nos “queimarmos”?

Não sejam inoperantes nem improdutivos (Gl 5:16-26; 2Pe 1:5-9). Embora sejamos provados no fogo e tenhamos que suportar provações, Deus nos chama para ser uma bênção aos infiéis, testemunhando aos que não têm luz, usando de misericórdia para com os rudes e amando os que nos fazem mal (1Pe 3:8, 9). É impossível fazer isso somente por meio da força humana. O Espírito Santo nos dá poder para realizar a vontade divina.

“Pedro não estava satisfeito somente com as virtudes mencionadas na vida do cristão (2Pe 1:5-7); ele desejava que elas florescessem e aumentassem em poder e, possivelmente, em quantidade. […] É impossível que os que são dotados [dessas] virtudes sejam membros inoperantes na igreja […] A fé, a bondade, fraterna e o amor […] os impulsionam a trabalhar pelos outros e para o reino do Senhor” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 654).

O grande evento (2Pe 3:10-15). Nosso principal propósito na Terra é conseguir passar por esta vida e entrar no reino eterno. Enquanto esperamos por isso, precisamos revelar o caráter de Cristo a cada pessoa que encontramos. Sim, isso é difícil, e há momentos em que a carne suplanta o espírito. Mas não devemos desanimar. Cristo nos ama apesar de nossas falhas de caráter, e virá outra vez para nos levar para o lar (2Pe 3:10-15).

“O cristão vive na expectativa de ficar face a face com o Senhor. A perspectiva o estimula a se preparar para o evento, a fim de que Cristo o encontre impecável. […]

“Aquele a quem Cristo encontrar assim certamente estará ‘em paz’, isto é, imbuído da calma interior que provém da ausência de culpa. Essa pessoa vive em paz com Deus e com os semelhantes” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 678).

Nikki Valentine | Ontário, Canadá

Mãos à Bíblia

2. Leia os textos seguintes. O que Pedro disse sobre o comportamento cristão? (1Pe 1:15-17, 22; 1Pe 2:1; 1Pe 3:8, 9; 1Pe 4:7-11; 2Pe 3:11). Assinale a alternativa correta:

A.( ) O cristão deve viver em santidade, obedecer a Deus, amar seu próximo e se livrar da maldade, hipocrisia, engano, inveja e maledicência.

B.( ) O cristão deve buscar satisfazer suas paixões carnais, priorizando o próprio eu.

C.( ) O cristão deve se submeter ao que sua consciência mandar.

Pedro discorreu sobre o comportamento cristão em diversas partes de suas duas cartas, e uma série de temas é recorrente. Primeiramente, ele enfatizou por duas vezes a relação entre o juízo de Deus e o comportamento cristão (1Pe 1:17; 2Pe 3:11). Deus julgará as obras de todos. Portanto, devemos viver em santidade.

Em segundo lugar, Pedro mencionou diversas vezes que os cristãos deveriam ser santos. No Antigo Testamento, as coisas santas eram separadas para uso no templo (Êx 26:34; 28:36; 29:6, 37) ou para os propósitos de Deus.

Pense Nisto
Mencione algumas coisas que o distraem e o fazem esquecer de que esta Terra não é nosso lar definitivo. O que o motiva a apressar o Dia do Senhor?
Terça-feira, 20 de junho
Deus proveu o Cordeiro

“Jesus era a majestade do Céu, o amado Comandante dos anjos, que Se deleitava em cumprir a vontade de Deus. Ele era um com Deus, ‘no seio do Pai’ (Jo 1:18, ARC), e no entanto, não julgou que devia desejar ser igual a Deus enquanto o ser humano se achava perdido em pecado e miséria. Saiu de Seu trono, deixou a coroa e o cetro real, e revestiu de humanidade Sua divindade. Humilhou-Se até a morte de cruz, a fim de que o ser humano pudesse ser exaltado com Ele, em Seu trono. NEle temos uma oferta completa, um sacrifício infinito, um poderoso Salvador, capaz de salvar perfeitamente todos os que por Ele se chegam a Deus. Com amor Ele veio revelar o Pai, para reconciliar a humanidade com Deus, para nos tornar novas criaturas, renovados segundo a imagem dAquele que nos criou.

“Jesus é nosso sacrifício expiatório. Não podemos fazer expiação em nosso favor; mas pela fé podemos aceitar a expiação feita. ‘Também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus’ (1Pe 3:18, ARC).”1

“Na vida de Cristo, tudo estava subordinado à Sua obra, a grande obra de redenção que Ele veio realizar. A mesma consagração, renúncia e mesmo sacrifício, a mesma submissão às prescrições da Palavra de Deus, devem ser manifestados em Seus discípulos.

“Todo indivíduo que aceita Cristo como seu Salvador pessoal desejará ter o privilégio de servir a Deus. Contemplando o que o Céu fez por ele, seu coração se enche de amor sem limites e de submissa gratidão. Está ansioso por manifestar seu reconhecimento, consagrando suas faculdades ao serviço de Deus. Suspira por mostrar amor a Cristo e aos Seus remidos. Ambiciona trabalho, dificuldade, sacrifício.

“O verdadeiro obreiro na causa de Deus fará o melhor, pois que assim fazendo pode glorificar seu Mestre. Procederá retamente a fim de respeitar as reivindicações de Deus. Haverá de se esforçar por melhorar todas as suas faculdades. Cumprirá cada dever como sendo para Deus. Seu único desejo será que Cristo receba homenagem e perfeito serviço.”2

1. Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v.1, p. 321, 322.

2. __________ , A Ciência do Bom Viver, p. 502.

Joseph Martin | Ontário, Canadá

Mãos à Bíblia

3. O que os seguintes textos dizem sobre os eventos futuros?

1Pe 1:4 _______________________________________________________________

1Pe 1:17 ______________________________________________________________

1Pe 4:5, 6 ____________________________________________________________

1Pe 4:17 ______________________________________________________________

2Pe 3:1-10 __________________________________________________________

Um dos problemas críticos enfrentados pelos leitores de 1 Pedro era a perseguição. Pedro os confortou com o pensamento de que, embora sua vida se tornasse difícil por causa da perseguição, havia uma recompensa futura esperando por eles no Céu, algo que não poderia ser tirado deles. Logo no início de sua primeira epístola, ele mencionou que temos uma herança incorruptível reservada no Céu (1Pe 1:4).

Pedro destacou dois acontecimentos futuros: o juízo final e a destruição do mal por meio do fogo. Em outras palavras, ele revelou que, embora os cristãos estivessem sendo perseguidos naquele momento, a justiça e o juízo seriam feitos, e eles receberiam sua recompensa eterna.

Quarta-feira, 21 de junho
Siga em frente!

Por intermédio das cartas do apóstolo Pedro Deus deu esperança aos cristãos de todas as épocas. Ele recebeu revelações do Senhor e, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu palavras confortadoras e de advertência.

No tempo em que as cartas de Pedro foram escritas, dois obstáculos principais tentavam desviar os cristãos de sua fé. Pedro mencionou que havia uma perseguição em andamento e que falsos ensinos estavam sendo disseminados entre as igrejas recém-estabelecidas. Essas duas armas usadas por Satanás estavam causando tumulto entre os fiéis e criando uma armadilha para os novos na fé.

Como cristãos, não devemos temer nem nos intimidar diante das provações, mas louvar a Deus por elas (1Pe 4:16). “Entregue suas preocupações ao Senhor, e Ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair” (Sl 55:22).

Quanto aos falsos ensinos, é preciso compreender que, se existem falsificações é porque há algo verdadeiro para ser falsificado. Há distorções da sã doutrina ensinada por Cristo, e a única maneira de distinguir entre o falso e o verdadeiro é conhecer claramente a Palavra e o caráter de Deus. “[…] Apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela” (Tt 1:9). “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos” (2Tm 4:3).

Kamande Waitara Muiruri | Ontário, Canadá

Mãos à Bíblia

4. De acordo com 1 Pedro 2:11-21 e 1 Pedro 5:1-5, qual é a importância do governo e da liderança da igreja? Como os cristãos devem se portar diante de ambos? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Eles servem apenas para nos oprimir, cobrar impostos abusivos e acabar com nossa liberdade individual. Os cristãos devem rejeitar qualquer autoridade na Terra, seja do governo ou da igreja, pois devem obedecer somente ao Senhor.

B.( ) Eles são designados por Deus para deter os malfeitores. Os cristãos devem se sujeitar a toda e qualquer autoridade, conquanto que ela não esteja em oposição à vontade de Deus.

C.( ) Eles não têm importância alguma. Os cristãos devem manter distância das autoridades e fazer o que lhes convém.

Na época de Pedro, os cristãos eram eventualmente perseguidos pelo governo e pelas autoridades religiosas. Isso torna ainda mais significativo o que ele e Paulo tinham a dizer sobre a função correta das autoridades governamentais (1Pe 2:13-17; Rm 13:1-7).

Pense Nisto
Por que os cristãos estão sujeitos à perseguição? Quais falsificações você já descobriu após conhecer a verdade?
Quinta-feira, 22 de junho
Só se vive uma vez

A luta constante do cristão é viver segundo o modelo de vida deixado por Jesus. Mesmo no tempo de Pedro, o mundo oferecia prazeres, riqueza e fama. Os jovens, hoje, são alvos mais vulneráveis nesse sentido. A mídia propaga que devemos viver “intensamente” esta vida e “gozar os prazeres do mundo”, pois, em breve, não mais existiremos. Com esse tipo de mentalidade, muitos são enganados e escolhem viver em libertinagem, sem se preocupar com o futuro. É claro que sabemos que isso não é verdade; aguardamos uma vida eterna com Jesus e com aqueles que possuirão Seu reino. Então, como devemos viver? Pedro nos ensina:

Ore. Tudo começa com você. Quando você não sabe muito bem por onde começar, lembre-se de que Deus está sempre pronto a ouvir todas as nossas dúvidas. Só precisamos abrir o coração e apresentar nossa dificuldade a Ele.

Entregue-se a Deus. Entregue o controle de sua vida ao Senhor. Conte a Ele seus planos e desejos, e peça Sua direção. Ele o ajudará a tomar decisões corretas e lhe dará poder para vencer as tentações. “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês. Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1Pe 5:7, 8).

Ame. Assim como Deus ama você, ame os outros também. Ao fazer isso, você sentirá a paz e a alegria de conviver com outras pessoas, mesmo que elas o tratem mal. O amor o ajudará a ser amável e humilde, e a aceitar os outros como eles são (1Pe 3:8, 9).

Mantenha-se alerta. Creia que, muito em breve, tudo que Satanás coloca em nosso caminho será destruído: não mais haverá tristeza, dor nem morte. Esteja disposto a servir a Deus e a ter vida santa. “Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a Sua vinda” (2Pe 3:11, 12).

Divine Domingo | Ontário, Canadá

Mãos à Bíblia

5. De acordo com os seguintes textos, qual deve ser o papel da Bíblia em nossa vida e fé? 1Pe 1:10-12; 2Pe 1:16-20; 2Pe 3:2, 16. Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Exortar-nos e firmar nossa fé.

B.( ) Dar testemunho de Jesus Cristo e da salvação, e nos livrar dos enganos, por meio das profecias e do seu cumprimento na história.

C.( ) Lembrar-nos das palavras dos santos profetas e dos mandamentos do Senhor.

Pense Nisto
Por que muitos gostam da falsa ideia de que “só se vive uma vez” e que devemos consumir a vida nos prazeres ilusórios? Quais são os perigos de aproveitar a vida ao máximo sem Deus?
Sexta-feira, 23 de junho
O preço de ser diferente

Cristo não veio à Terra somente para pagar o preço dos nossos pecados, mas para mostrar como cada cristão deve viver. Neste mundo de práticas corruptas e estilo de vida imoral, podemos achar que seja impossível viver de maneira diferente. As tentações nos incitam a adotar hábitos mundanos. No entanto, a Bíblia diz: “Assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: ‘Sejam santos, porque Eu Sou santo’” (1Pe 1:15, 16).

Na Palavra Deus encontramos orientação e força para vencer as artimanhas do inimigo e a influência mundana. Se não passamos tempo com a Bíblia, corremos o risco de adotar um estilo de vida que desonra o Senhor. Precisamos nos esforçar para viver de maneira justa, tendo a Bíblia como guia. Pedro escreveu: “Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado” (1Pe 1:13).

O ponto-chave para o apóstolo Pedro era o amor: “Amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração” (1Pe 1:22). Nossos “irmãos” não são somente os que estão em Cristo, mas todos os seres humanos, não importa a etnia, religião ou cultura. Não podemos nos esquecer de que Jesus sofreu e morreu por toda a humanidade. Ele tratou a todos com justiça e compaixão. Se Deus, que é justo e puro, pôde olhar para cada um de nós com supremo amor, também podemos praticar atos de amor para com nossos vizinhos, colegas de trabalho ou de estudo.

O caminho do cristão não é uma estrada suave. Há muitas pedras de tropeço que nos fazem cair e tornam necessário o perdão divino. Por isso, é importante animar uns aos outros nessa jornada, seguir em frente e saber que Deus pode e quer nos dar forças para continuar! Ele conhece nosso coração e nossas tendências para o pecado, e está pronto para nos ajudar em qualquer situação e circunstância pelas quais passamos.

Stephanie Valentine | Ontário, Canadá

Pense Nisto
De que forma podemos animar alguém que esteja enfrentado dificuldades em sua caminhada cristã? Por que é importante não julgar aqueles que ainda não aceitaram a Cristo?
Mãos à obra
Ore sem cessar, seja qual for a situação. A ligação com o Pai celetial o ajudará a decidir quais passos ou atitudes devem ser tomados. Convide alguns jovens de sua igreja para um lanche ou confraternização em sua casa. Essa é uma excelente maneira de desenvolver laços fraternais e trocar experiências da vida cristã. Durante o tempo em que vocês estiverem juntos, procurem encorajar mutuamente uns aos outros. Peça a Deus que lhe mostre as áreas específicas em que você precisa crescer em sua vida espiritual (1Pe 1:14-16). Procure se engajar em algum ministério voluntário em sua região: distribuindo alimentos e roupas, ajudando moradores de rua ou visitando enfermos no hospital. Não há melhor maneira de testemunhar do amor de Cristo aos que precisam do que ir até eles onde eles se encontram. Escreva um poema ou letra de música expressando seu desejo de estar no Céu. Indique paralelos entre nossa vida aqui e o que nos espera lá.