Lição 5
22 a 28 de abril
Vivendo para Deus
“Os olhos do Senhor estão sobre os justos e os Seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal” (1Pe 3:12).
Prévia da semana: Pedro apelou a seus leitores, no contexto da iminência do juízo, que vivessem “à altura” da vida de Cristo, sendo exemplos de amor, compaixão, humildade, harmonia, entre outros traços de caráter. Para ele, Deus chama o cristão para ser exemplo desse padrão, o que resulta em bênção.
Leitura adicional: Ellen G. White, Caminho a Cristo, capítulo 8, “Crescimento em Cristo”
Domingo, 23 de abril
O sanduíche de Bíblia

Quando eu era criança, com seis ou sete anos de idade, ficava ansiosa para ir à Escola Sabatina a cada semana. Eu gostava muito das coisas que aprendia na classe dos primários. As professoras ensinavam novos cânticos que ajudavam a aprender mais sobre Jesus. Frequentemente, um desses cânticos que aprendi me vem à mente. Ele diz o seguinte: “Ouvi a Tua Palavra e a comi; no meu coração a escondi. Quando ouço a Palavra de Deus, ela parece muito doce. Se eu pudesse, faria um sanduíche de Bíblia para comer.”

Fazendo um retrospecto da minha infância, percebo que não entendia totalmente o significado dessa letra. Na verdade, ela pode ser dividida em três partes, com três significados diferentes. A primeira parte, “Ouvi a Tua Palavra”, não significa apenas que Deus nos dá Sua Palavra para nos guiar neste mundo, mas que ela contém instruções claras de como devemos viver.

A segunda parte, “e a comi”, leva-nos a refletir: “Será que tenho fome de Deus e de Sua Palavra?” A Bíblia é o alimento espiritual de que precisamos para nos fortalecer durante a longa viagem neste mundo de pecado. O Salmo 107:9 diz: “Ele sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto”. Deus tem um banquete preparado e nos ordena a convidar outros (Mc 16:15) para que também participem.

A última parte do cântico fala sobre fazer “um sanduíche de Bíblia”. Que tal imaginar a Palavra de Deus como se fosse nosso prato favorito? Certamente, não experimentaríamos somente um pouquinho, mas comeríamos tudo! O profeta Jeremias teve essa experiência: “Quando as Tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a Ti, Senhor Deus dos Exércitos” (Jr 15:16). Pedro mencionou que devemos desejar a Palavra de Deus “como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, [possamos] crescer e ser salvos” (1Pe 2:2, NTLH).

Daisy Muga | Nairóbi, Quênia

Mãos à Bíblia

1. De acordo com 1 Pedro 3:8-12, como os cristãos devem viver? Como essa passagem ecoa  1 Pedro 2:20, 21? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Sendo egoístas. Devemos retribuir o mal com mal.

B.( ) Demonstrando indiferença. Devemos ser omissos em relação às ações dos outros.

C.( ) Tendo compaixão, bondade e humildade, retribuindo o mal com bem.

Pedro recomendou a todos que tivessem “um mesmo modo de pensar” (homophrones). Ele não estava se referindo à uniformidade, mas à unidade na diversidade. Alcançar essa unidade nem sempre é fácil, conforme a história da igreja cristã infelizmente tem demonstrado de maneira ampla. No entanto, logo após esse conselho, Pedro revelou aos seus leitores como eles poderiam manifestar esse ideal cristão.

Segunda-feira, 24 de abril
Rótulos

Rotulado como pecador. Observe os itens nas prateleiras dos supermercados. Cada um tem seu rótulo. Ele traz o nome do produto para que o comprador possa identificá-lo. Semelhantemente, todo ser humano também tem um rótulo, no qual está escrito: pecador.

Desde o princípio, depois que Adão e Eva pecaram e se esconderam do Senhor, o temor de não conseguir escapar do caos que se instalou neste mundo nos aterroriza. “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3:23). Nossa condição de pecador pode fazer com que sintamos que é impossível viver aqui de maneira agradável a Deus.

Além disso, todo aquele que aceitou a Cristo e se dedica a viver somente para Deus percebe que a vida tem ficado cada dia mais difícil. Na verdade, a Bíblia nos diz que todos aqueles que decidem viver ao lado de Deus passarão por dificuldades: “Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aque-
le que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado” (1Pe 4:1). Portanto, como podemos encarar essa dura realidade e continuar motivados a viver para Jesus?

Fortes, firmes e inabaláveis (Jo 15:5, 7; 1Pe 5:10). Há uma boa notícia: “O Deus de toda a graça, que chamou vocês para Sua eterna glória em Cristo, depois de terem sofrido durante um pouco de tempo, os restaurará, e tornará vocês fortes, firmes e inabaláveis” (1Pe 5:10). Esses rótulos parecem melhores, não é mesmo? Fortes. Firmes. Inabaláveis. Por meio do sacrifício de Cristo e Sua graça, e pelo poder transformador do Espírito Santo, tornamo-nos novas criaturas (2Co 5:17, ARA) e um dia ficaremos livres do rótulo de “pecadores”.

Jesus usou a metáfora da videira para ilustrar essa experiência. “Eu Sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto; pois sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma” (Jo 15:5). Portanto, o segredo é permanecer ligado à fonte da vida, Jesus. Se a Sua graça redentora estiver correndo em nossas veias, podemos suportar os sofrimentos deste mundo e permanecer firmes na esperança da vida eterna um dia com Ele. Podemos permanecer fortes, firmes e inabaláveis.

Porém, sem Ele continuaremos com o rótulo de “pecadores” e seremos oprimidos pelo peso que esse rótulo traz. Os sofrimentos e atos pecaminosos irão nos corroer. Os que estão ao nosso redor olharão para nós e nos verão murchar, pois seremos incapazes de crescer e sobreviver se não estivermos ligados à Fonte da vida.

O que quiserem lhes será concedido (Js 1:8; Jo 13:35; 1Pe 4:8-11). Como podemos permanecer ligados à Videira? Primeiramente, pelo estudo sistemático da Palavra de Deus. Em João 15:7, Jesus disse: “Se vocês permanecerem em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.” Uma das chaves para vencer é manter essa fonte jorrando em nossa vida, enchendo-nos da Palavra de Deus por meio de um constante relacionamento com Jesus. Josué 1:8 diz: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito”. Não deixe que as distrações da vida o afastem da única Fonte que pode mantê-lo flutuando neste mundo que ameaça afogá-lo. Permaneça ligado à Videira!

Se você se mantiver ligado à Videira e confiante nos novos “rótulos” que Cristo lhe confere: forte, firme e inabalável, outros perceberão isso pela sua maneira de tratar as pessoas. “Com isso todos saberão que vocês são Meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (Jo 13:35). Nossa ligação com a Fonte da Vida fará com que a Água da Vida transborde para os nossos semelhantes, a quem demonstraremos amor incondicional.

Em 1 Pedro 4:8-11 encontramos algumas maneiras pelas quais podemos demonstrar o poder transformador da Palavra de Deus: “Amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados” (v. 8); “Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação” (v. 9); “Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros” (v. 10); e “Se alguém fala, faça-o como quem transmite a Palavra de Deus” (v.11).

Como vimos, quando nascemos neste mundo recebemos um rótulo que diz: “Pecador”. Ao entrar em contato com Palavra de Deus e aceitar seus ensinamentos e a salvação em Cristo, esse rótulo é substituído por: “Forte, firme e inabalável”. Então, ligados à Videira e com o poder regenerador do Espírito Santo, seremos capazes de amar incondicionalmente as pessoas e viver de maneira agradável a Deus.

Brian Carlson | Lincoln, Nebraska, EUA

Mãos à Bíblia

Por causa de Jesus, somos “aceitos diante de Deus como se não tivéssemos pecado” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 62).

2. De acordo com 1 Pedro 3:18, 21; 4:1, 2 e Romanos 6:1-11, qual é a relação entre o nosso sofrimento e a vitória sobre o pecado? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Nosso sofrimento, esforços e obras garantem nossa vitória.

B.( ) O batismo representa a morte para o pecado e a ressurreição para uma vida de vitória produzida pela graça de Deus.

C.( ) Não precisamos sofrer para vencer, pois Jesus tornou as coisas muito fáceis para nós.

Pense Nisto
Como posso submeter minha vida à vontade de Deus de tal forma que o amor de Cristo transborde para todos os que precisam?
Terça-feira, 25 de abril
Um coração transformado

O pecado pode nos oprimir e derrotar se acreditamos que temos que vencê-lo sozinhos. Somente pelo sangue de Jesus e o poder do Espírito podemos vencer o pecado.

“Cristo é o amável e compassivo Redentor. Em Seu poder sustentador, homens e mulheres se tornam fortes para resistir ao mal. Ao considerar o pecado, este se mostra excessivamente maligno aos olhos do pecador convicto. Ele se espanta por que não foi a Cristo antes. Sente que suas faltas precisam ser vencidas e que seu apetite e paixões devem ser sujeitados à vontade de Deus, e que ele precisa se tornar participante da natureza divina, vencendo a corrupção que domina o mundo. Havendo-se arrependido de suas transgressões contra a lei de Deus, ele procura ardentemente vencer o pecado. Busca revelar o poder da graça de Cristo, e é colocado em contato com o Salvador. Mantém Cristo como o alvo constante de sua contemplação. Orando, crendo, recebendo as bênçãos de que necessita, aproxima-se cada vez mais da norma que Deus tem para ele.”1

“Jesus impressiona o coração, e o pecador renasce para uma nova vida. […] Eles viram a suficiência do Salvador e Seus reclamos; escutaram-Lhe a voz dizendo: ‘Segue-­Me’, e levantaram-se e O seguiram.”2

“Os que creem em Jesus Cristo são transformados de rebeldes contra a lei de Deus em servos obedientes e súditos de Seu reino. Nascem de novo, são regenerados e santificados por meio da verdade.”3

“‘Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus’. Isto é, não pode desenvolver as condições essenciais para ter parte nesse reino espiritual. ‘Não te admires
de Eu te dizer: Importa-vos nascer de novo’ (Jo 3:3, 7). Aquele que abre a mente à exposição da Palavra de Deus, com a determinação de praticá-la, receberá luz, pois a Palavra dá entendimento aos simples.”4

1. Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, v. 9, p. 151.

2. Ellen G. White , Evangelismo, p. 287, 288.

3. ____________ , Fundamentos da Educação Cristã, p. 332.

4. Ibid., p. 459.

Rebecca O’Hare | Lincoln, Nebraska, EUA

Mãos à Bíblia

3. Leia 1 Pedro 4:3-6. Que mudanças acontecem na vida de alguém que se entrega a Cristo? Como as outras pessoas reagem a essas mudanças? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Ele abandona a libertinagem, a sensualidade e as orgias. Os pagãos estranham o fato de não mais participarmos dessas coisas.

B.( ) Ele abandona a bebedeira, a farra e a idolatria e acaba sendo insultado pelos que praticam tais coisas.

C.( ) Ele abandona a disciplina, a humildade e o perdão. As pessoas não veem nenhum problema nisso.

4. O que Pedro disse nesses textos sobre o juízo? Complete as lacunas:

“Contudo, eles terão que prestar _________________________ Àquele que está pronto para _________________________ os vivos e os mortos. Por isso mesmo o _________________________ foi pregado também a _________________________, para que eles, mesmo julgados no _________________________ segundo os homens, vivam pelo _________________________ segundo Deus” (1Pe 4:5, 6, NVI).

Quarta-feira, 26 de abril
Sofrer por amor a Jesus

Perda de sangue, choque fisiológico, dano aos nervos, efusão pericárdica, sufocação – esses são alguns termos usados para explicar os efeitos de uma crucifixão.1 A palavra “excruciante” deriva do termo latino para crucifixão. Cristo foi pregado numa cruz. Seu sofrimento foi real.

Cristãos estão sendo perseguidos e mortos no Oriente Médio. Na língua árabe, a palavra para “cristão” é nasrani (literalmente, “nazareno”). Os militantes islâmicos marcam as casas dos cristãos com a letra árabe equivalente ao N, que significa nasrani, ou “cristão”.2

Esses nossos irmãos estão sendo mortos por amor a Jesus, devido às suas convicções. Eles são odiados pelos muçulmanos radicais, pois a disposição para levar o nome de Cristo a todo o mundo é algo contrário à tradição e às crenças islâmicas. Será que o mundo já viu uma demonstração mais clara do poder de Deus do que o fato de que o nome de Jesus é proclamado publicamente?

A lição desta semana mostra Pedro encorajando os cristãos recém-conversos a permanecer firmes na fé. Que honra maior há do que, tendo certeza da salvação, testemunhar, mesmo sob risco de morte, para que outros encontrem Jesus?

Não nos envergonhemos de testemunhar que somos seguidores de Cristo, a fim de que o mundo creia que Ele existe e aceite a tão maravilhosa salvação!

1. Cahleen Shrier, “The Science of the Crucifixion”, APU Life, Primavera de 2002, http://www.apu.edu/articles/15657/.

2. Thomas Seymat, “#?: How an Arabic Letter Was Reclaimed to Support Iraq’s Persecuted Christians”, Euronews, 22 de julho de 2014, http://www.euronews.com/2014/07/22/.

Kiana Myers | Lincoln, Nebraska, EUA

Mãos à Bíblia

5. Leia 1 Pedro 4:3 novamente. O que mais Pedro enumerou? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Amor e perdão.

B.( ) Disciplina e perseverança.

C.( ) Dissoluções e concupiscências.

Duas palavras possuem uma conotação sexual distinta: “dissoluções” (aselgia, que significa “sensualidade”) e “concupiscências” (epithumia, que significa “luxúria” ou “desejo”).

6. O que os seguintes textos têm em comum? 2Sm 11:4; 1Co 5:1; Gn 19:5; 1Co 10:8

Quinta-feira, 27 de abril
Olhando para Cristo

Seja qual for o ponto em que estejamos em nossa caminhada com Deus, refletir sobre a vida e o exemplo de Cristo nos fortalecerá a cada instante. Devemos nos lembrar de três pontos-chave:

Temos necessidade de Cristo. Provérbios 10:12 nos assegura que o amor cobre pecados. Mas que tipo de amor pode vencer a morte, a principal consequência do pecado? O amor de Cristo. Ao aceitar o sacrifício de Jesus, podemos nascer de novo por meio do Seu amor pela humanidade perdida (1Pe 4:2-6). Deus não mais nos vê como pecadores e injustos, mas como novas criaturas, pelo amor de Seu Filho demonstrado na cruz em nosso lugar.

Precisamos aceitá-Lo. Cristo é o exemplo supremo de justiça (1Pe 2:20, 21). O fantástico texto de João 3:16 é a melhor descrição do que ocorre quando aceitamos Jesus e Sua justiça. Quando aceitamos Seu sacrifício, morte e ressurreição (Rm 6:1-11), passamos da morte para a vida, da condenação para a liberdade. “Portanto, fomos sepultados com Ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova” (Rm 6:4). A Bíblia nos assegura que, ao aceitar a salvação de Cristo, Deus olha para nós através dos méritos de Jesus, e podemos experimentar a realidade dessa transformação, esforçando-nos para ser semelhantes a Ele.

Devemos obedecer por amor. Mateus 22:34-39 declara que o amor é o maior mandamento e a maneira correta de obedecer a Deus. O resumo das palavras de Cristo é: ame a Deus e ao seu próximo.

Devemos servir a Cristo por amor. 1 Pedro 3:8-12 menciona que, quando temos “o mesmo modo de pensar”, experimentamos harmonia e isso nos motiva a trabalhar unidos para o progresso do evangelho. Apesar de nossas diferenças, servimos o mesmo Deus e precisamos compartilhar a mesma mensagem. Não podemos nos esquecer de que somos humanos e necessitamos de um Salvador celestial. Ele morreu para nos salvar e continua “cobrindo” nossos pecados com Seu amor.

Emy Wood | Platte City, Missouri, EUA

Mãos à Bíblia

7. De acordo com Pedro, como os cristãos devem viver, já que o “fim de todas as coisas” está próximo? (Veja 1Pe 4:7-11)

Além de ser sóbrios e vigiar em oração, os cristãos devem ter “amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (1Pe 4:8).

Pense Nisto
Em um mundo em que a palavra “amor” é usada de maneira comum e até mesmo vulgar, o que significa o verdadeiro amor, conforme demonstrado por Jesus nas Escrituras?
Sexta-feira, 28 de abril
O amor em ação

Nossa vida passa velozmente e fazemos o que podemos para ser as melhores pessoas possíveis. Talvez tenhamos a melhor das intenções, ou seja, servir altruisticamente uns aos outros, mas, com frequência, surgem tantas ocupações que nos esquecemos do mandamento mais simples: amar uns aos outros. Deus tem grande consideração por aqueles que se esforçam para honrar Seu nome, mas será que estamos sendo sinceros ao dizer que amamos as pessoas com quem entramos em contato?

Primeira Pedro 4:7, 8 diz: “O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração. Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.” Eu gostaria de destacar a frase: “Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros.” O amor nos salva de nossos pecados. Podemos entender isso por meio do ato divino de enviar Seu único Filho para morrer pelos nossos pecados.

O amor deve ser o fundamento para todas as áreas da vida cristã. Primeira Coríntios 13:3 enfatiza que nossas ações de solidariedade, benevolência, etc., não adiantarão nada se não houver amor. Sem amor não alcançaremos êxito. Alguns podem argumentar que, pelo fato de que somos egoístas e pecadores, jamais conseguiremos demonstrar genuíno amor ao próximo. Deus nos oferece a oportunidade de manter relacionamento íntimo com Ele para que Sua natureza amorosa possa influenciar nossa vida.

Carl Buehner escreveu: “As pessoas podem esquecer o que você disse, mas nunca esquecerão o que você as fez sentir.”* Ou seja, as pessoas podem até esquecer a maneira pela qual você as ajudou, mas nunca se esquecerão do “amor” que você demonstrou. 

* Richard L. Evans, Richard Evans’ Quote Book (Shepherdsville, Ky.: Publishers Press, 1971), p. 71.

Amy Grigore | Lincoln, Nebraska, EUA

Pense Nisto
Como você tem sentido o amor divino em sua vida? Você tem preferência por algum texto bíblico sobre o tema do amor?
Mãos à obra
Liste algumas distrações que podem atrapalhar seu relacionamento com Cristo. Depois, escreva como você pode, com a ajuda do Espírito Santo, bloquear essas distrações. Leia Romanos 6:1, o apóstolo Paulo pergunta: “Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?” Como você explicaria para uma pessoa recém-convertida a importância de abandonar o antigo modo de vida? Entreviste alguém da sua igreja. Pergunte como se mantém ligado a Deus e na luta contra o pecado. Pergunte-lhe também o que faz quando cai em pecado. Compartilhe com sua classe os melhores momentos de sua experiência de relacionamento com Cristo. Faça alguns cartões para memorizar versos bíblicos. Por exemplo: “Guardei no coração a Tua palavra para não pecar contra Ti” (Sl 119:11).