Sábado
20 de janeiro
Caminho iluminado
A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas, que abandonam as veredas retas para andar por caminhos de trevas. Provérbios 2:12, 13

Lembro-me de um dia em que faltou energia na rua em que eu morava. Eu tinha cerca de dez anos de idade e estava brincando na calçada, não muito longe de casa. Era por volta de 19 horas quando a rua inteira ficou escura.

Resolvi correr em direção à minha casa. Fui no rumo que imaginava ser o correto. Para a minha infelicidade, a filha de uma vizinha também resolveu fazer o mesmo. Sem saber, começamos a correr um em direção ao outro. Ela era alguns centímetros mais alta do que eu. O suficiente para que os dentes dela ficassem na altura da minha testa. Quando nossas mães nos encontraram, ela estava com uma tremenda dor de dente, e eu, com um corte sangrando acima da sobrancelha.

Transitar no escuro não é tarefa fácil nem segura. Quando tentamos caminhar espiritualmente pela escuridão, o risco é muito maior. Os versículos de hoje fazem um contraste entre um grupo que caminha na luz e outro, nas trevas.

Só existem dois caminhos: o bem e o mal. Apenas dois padrões de conduta: o certo e o errado. Todos os seres humanos estão, conscientemente ou não, se deslocando por uma das duas rotas. Não há uma terceira via.

O caminho do mal é povoado por “homens de palavras perversas”. Uma tradução literal dessa expressão seria “o homem que diz coisas invertidas”, isto é, o mentiroso. Na antítese dessa ação está o homem sábio que, segundo Salomão, será livrado do mal. Ele fala palavras verdadeiras. Sua vida está de acordo com Isaías 8:20: “‘À lei e aos mandamentos!’ Se eles não falarem conforme esta palavra, jamais verão a luz!” As pessoas que andam na vereda do bem baseiam suas palavras na Palavra de Deus.

Ao se referir àqueles que rejeitam a luz, Jesus disse: “E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem” (João 3:19, 20, NTLH).

As pessoas caminham nas trevas porque rejeitam a Jesus Cristo, que veio iluminar o caminho de todos aqueles que quiserem. Tatear no escuro é arriscado; por isso, se você está na luz, não largue a mão de Jesus. Mas, se você sabe que está caminhando nas trevas, clame por Cristo, a Luz do mundo, e Ele virá iluminar seu caminho. Como resultado, você não correrá o risco de trombar na vida por não saber para onde está indo.