Quarta-feira
16 de maio
A maior motivação
Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:23

Aristóteles afirmou: “Qualidade não é um ato, mas um hábito.” Trata-se do hábito de sempre melhorar a qualidade daquilo que estamos fazendo. Essa era a filosofia do italiano Antonio Stradivari (c. 1644-1737), o grande fabricante de violinos, cujos instrumentos continuam a ser renomados por sua qualidade tonal excepcional. Por exemplo, em 16 de maio de 2006, um violino Stradivari de 1707 foi vendido em um leilão na cidade de Nova York por 3,5 milhões de dólares. Outro violino Stradivari em exibição no Museu Ashmolean, na Inglaterra, vale o equivalente a 15 milhões de dólares. Por que os instrumentos Stradivari ou Stradivarius (em latim) autênticos são tão valiosos?

Os especialistas explicam que a qualidade desses instrumentos depende da habilidade de escolher a madeira certa, as ferramentas apropriadas, o melhor formato para o violino e um bom verniz. Acerca da madeira, o fabricante de violinos Tibor Szemmelveisz, da Hungria, explicou: “Pode haver uma diferença imensa de qualidade até mesmo em pedaços da mesma árvore, dependendo se vêm do lado da árvore voltado para o sul ou para o norte, ou da parte superior ou inferior de uma colina.”

Muitas pessoas gostariam de receber as honras que Stradivari obteve por suas realizações, mas não estão dispostas a pagar o preço de seu compromisso. A fim de dar uma contribuição valiosa em vida, precisamos superar a tendência natural à preguiça e mediocridade, para então nos aperfeiçoar continuamente.

Ronnie Oldham declarou muito bem: “A excelência é resultado de cuidar mais do que os outros pensam ser sábio, arriscar mais do que os outros pensam ser seguro, sonhar mais do que os outros consideram prático e esperar mais do que os outros creem ser possível. É o compromisso com o desempenho de alta qualidade que produz resultados extraordinários de valor duradouro. Excelência significa crer no aperfeiçoamento contínuo e nunca se satisfazer com menos do que algo pode ser. É a qualidade como estilo de vida.”

Existem pessoas mais automotivadas que as outras. A despeito de qual seja nossa condição, temos uma motivação muito superior para o aperfeiçoamento contínuo: glorificar a Deus. Nas palavras de Paulo: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens” (Cl 3:23). Tudo que Deus faz é realizado com perfeição. E nós, seus embaixadores, devemos fazer sempre nosso melhor também.