Quinta-feira
24 de maio
Manhattan
O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. Mateus 13:44

Imagine que você é um dos mais de 137 mil turistas que visitam a ilha de Manhattan todos os dias. Localizada no coração da cidade de Nova York, ela é considerada o centro do capitalismo mundial. Se você tem interesse por economia e relações internacionais, deve conhecer a sede das Nações Unidas e as duas principais bolsas de valores do mundo: a Bolsa de Valores de Nova York e o mercado de ações Nasdaq. Além disso, precisa ir à Times Square, à Broadway, ao Central Park, ao Grand Central Terminal e ao Empire State Building. No entanto, entre os viajantes, não são muitos os que procurariam uma imobiliária, pois o preço de vendas de propriedades residenciais na ilha costuma ser superior a 15 mil dólares o metro quadrado!

O nome “Manhattan” significa “ilha de muitas colinas”. Originalmente, ela pertencia à tribo Lenape. Contudo, em 24 de maio de 1626 (ou pelo menos em algum momento entre maio e junho de 1626), Peter Minuit comprou-a para a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, por mercadorias equivalentes a 60 florins, antiga moeda da Holanda. Alguns autores sugerem que a porção de terra foi adquirida pelo equivalente a 24 dólares. Com a inflação, poderíamos dizer que o valor atualizado seria de pouco mais de mil dólares. Qualquer que seja o valor, Minuit jamais imaginaria o quanto a ilha se tornaria valiosa um dia!

Na pequena parábola do tesouro escondido (Mt 13:44), Jesus comparou o reino do Céu a algo muito mais valioso do que todas as posses terrenas, inclusive a ilha de Manhattan. Algumas pessoas podem presumir, com base nessa parábola, que um cristão genuíno não deve ter nenhum bem terreno. Entretanto, a parábola da grande ceia (Lc 14:15-24) esclarece que a real questão não é ter um pedaço de terra ou umas juntas de bois, nem mesmo se casar. O problema é permitir que essas coisas substituam nosso compromisso incondicional com o reino de Deus.

Assim como Peter Minuit fez um investimento imprevisível ao comprar a ilha de Manhattan, devemos usar nossos talentos para a causa de Deus, mesmo sem saber exatamente quais serão os resultados (Mt 25:14-30). Faça seu melhor para o Senhor e deixe os resultados nas mãos Dele. Você não vai se desapontar!