Sábado
26 de maio
Ela vai voltar!
Mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus. Salmo 20:7

Quando minha ex-sogra (já falecida) ficava dias no quarto escuro com a cabeça coberta por um cobertor, devido à tristeza por ver alguns de seus filhos afastados dos caminhos de Deus, muitas vezes, eu lhe disse que orasse mais e se preocupasse menos com a questão espiritual dos filhos. Hoje entendo melhor a dor que ela sentia. Entretanto, temos o privilégio de contar com um Deus pessoal, que percebe todas as coisas e conhece o presente, o passado e o futuro de cada um de Seus filhos.

A dor que as mães sentem pela condição espiritual de seu filho é, também, sentida pelo próprio Deus. No entanto, essa dor é muito mais intensa no coração de Deus; afinal, Ele é o Criador e conhece os filhos muito mais do que as próprias mães. Mesmo assim, Deus as consola. Ele nos deixou muitas promessas em Sua Palavra. O Senhor transmite consolo por meio de uma música que afaga o coração da mãe cuja esperança fenece pela demora em ver seu filho voltar aos caminhos de Deus. Ele faz com que a mãe ligue a TV no exato momento em que um filho diz ter sido a resposta das orações intercessoras da mãe. Ele faz alguém testemunhar durante uma vigília na igreja, dizendo que as orações de sua mãe a fizeram voltar para os caminhos do Senhor. Deus usa muitas maneiras de Se comunicar com a mãe que ora, que insiste e nunca desiste.

O amor de mãe atrelado à oração intercessora pode fazer qualquer impossível ser destroçado aos pés do Criador. É esse amor que Deus quer nos ensinar. O mesmo amor que permeia todas as atitudes do Criador. O amor que nunca desiste, que tudo perdoa.

Em 2014, uma dessas mães, depois de jejuar pelo terceiro sábado seguido em favor da situação espiritual de sua filha e clamar a Deus para que Ele atendesse à sua oração, ouviu a voz firme, porém amorosa do próprio Deus: Tudo isso está acontecendo para atender à oração que você sempre fez por ela: ‘Que minha filha seja adventista por convicção, não por tradição.’ Pare de chorar, porque ela vai voltar, mas não agora. Vai demorar, e você precisa ser forte.” Essas palavras, ditas com firmeza e ternura, levaram essa mãe a se lembrar de Eclesiastes 3:1: “Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião” (NTLH). Seu coração foi preenchido pela esperança. Essa mãe nunca mais se deixou dominar pelo medo. Ela continua orando e jejuando com fé, não com desespero. Ela confia nas palavras do próprio Deus: “Ela vai voltar.”

Adriana Seratto