Quarta-feira
13 de junho
Ele veio nos resgatar
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Lucas 19:10

Em março de 2016, visitei o Museu de História Natural de Berna, na Suíça. Meu principal objetivo era ver a montagem taxidérmica de Barry (1800-1814), o mais famoso cão montanhês de resgate da história. Esse São Bernardo macho nasceu no albergue e mosteiro Grande São Bernardo, na fronteira alpina entre a Suíça e a Itália. Cerca de 2.500 metros acima do nível do mar, com temperaturas congelantes e nevascas, essa região apresentava desafios tremendos para aqueles que tentavam atravessá-la. Pessoas do albergue saíam com seus cães todos os dias a fim de procurar viajantes perdidos. Barry, o mais incansável de todos, recebe o crédito por ter resgatado mais de 40 pessoas.

Ao longo dos anos, ilustrações e livros de histórias mantiveram viva sua memória. Algumas lendas sugerem que ele carregava um barril pequeno com bebida forte em volta do pescoço; que, certa vez, encontrou um garoto semicongelado e o levou para o albergue nas próprias costas; e que, enquanto salvava a 41a pessoa, um dos soldados de Napoleão, este confundiu o cão de resgate com um lobo e o matou com sua baioneta. Esses mitos, porém, não minimizam o legado extraordinário de Barry. Em 13 de junho de 2014, duzentos anos após sua morte, o museu de Berna inaugurou uma exposição permanente chamada “Barry, o lendário São Bernardo”.

Ao contemplar Barry, meus pensamentos retrocederam mais de 200 anos. Eu o imaginei salvando viajantes nos Alpes nevados. Imediatamente em seguida, fui levado a pensar em outro resgate – que ocorreu há cerca de 2 mil anos, quando o Filho de Deus deixou as cortes celestiais e veio a este mundo perigoso a fim de cobri-lo com Sua graça salvadora. Naquele local, fiz uma oração silenciosa, agradecendo a Deus, primeiramente, por aquilo que fizera por meio daquele cão de resgate aos viajantes perdidos e, então, pela obra realizada mediante Seu Filho amado, em prol de todos os seres humanos.

As Escrituras nos garantem que a missão de resgate realizada por Cristo foi tão eficaz que “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5:20), e que Ele é capaz de “salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus” (Hb 7:25). Apesar de nossa condição pecaminosa, Cristo “nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados” (Cl 1:13, 14).