Sábado
21 de julho
O interior é mais importante
Como anel de ouro em focinho de porco, assim é a mulher bonita, mas indiscreta. Provérbios 11:22

Tente pintar essa cena em sua mente. Um chiqueiro com muita lama podre no qual todos os dias os donos da fazenda jogam resto de comida, cascas de frutas e outras coisas mais que são descartadas da casa. Lá estão alguns porcos bem grandes que se esbaldam rolando na lama.

O fazendeiro, dono daqueles animais, resolve juntar muito dinheiro para comprar um lindo anel de ouro. Depois de muito trabalho e muitas economias, ele se arruma, passa seu melhor perfume e vai até a cidade mais próxima. Entra em uma joalheria e pede o anel de ouro mais caro que estiver na vitrine. A vendedora pega o anel, embrulha para presente e entrega o pacote para o fazendeiro. A viagem de ida e volta durou algumas horas, e a esposa dele está radiante pensando que ganhará aquele lindo e caro anel. Ela senta e espera o marido.

O homem chega em casa. Ela abre um sorriso. Seu olhar acompanha os passos firmes do esposo, que está se dirigindo para a porta de saída. Ela corre para a janela e contempla, sem entender, a razão de ele estar se dirigindo para o chiqueiro. O fazendeiro abre a porta da casa dos porcos, afunda seu pé na lama podre e se aproxima do animal mais velho. Perplexa, a esposa observa o marido colocar o lindo anel de ouro no focinho do porco, que, imediatamente após receber o presente, afunda-o na lama.

Essa cena não faz nenhum sentido, especialmente, porque é um desperdício colocar algo tão bonito em um lugar tão sujo quanto o focinho do porco. Salomão quer ensinar algo muito forte com essa metáfora.

Vivemos em uma sociedade que supervaloriza a beleza física. Muita gente vive constantemente preocupada com a estética. A beleza de uma pessoa sem princípios é tão desperdiçada quanto um anel no focinho de um porco.

Devemos cuidar da estética, mas nunca podemos nos esquecer de que o mais importante não está por fora. O que realmente importa é ter um caráter semelhante ao de Cristo. O tempo cuidará de deteriorar um corpo escultural, mas nunca destruirá um caráter de ouro. Deixe Jesus embelezar seu caráter. Com Ele no centro da vida, você será para sempre bonito por dentro e por fora.