Sábado
21 de julho
Deuses que não são deuses
E estão vendo e ouvindo como este indivíduo, Paulo, está convencendo e desviando grande número de pessoas aqui em Éfeso e em quase toda a província da Ásia. Diz ele que os deuses feitos por mãos humanas não são deuses. Atos 19:26, NVI

Éfeso era uma cidade portuária e um importante centro comercial no Mediterrâneo. Seu famoso Templo de Ártemis era uma das sete maravilhas do mundo antigo. O edifício foi originalmente construído por volta de 550 a.C., e queimado por um indivíduo chamado Heróstratos em 21 de junho de 356 a.C., na mesma noite em que Alexandre, o Grande, nasceu. Os efésios decidiram construir um templo maior e mais esplendoroso para substituir o incendiado. Alexandre ofereceu auxílio financeiro para o projeto, mas os orgulhosos efésios recusaram, dizendo: “Como um deus pode ajudar outro?” A nova edificação era cercada por degraus de mármore que levavam a um terraço. Dentro dele, havia 127 colunas de mármore e uma estátua da deusa grega Ártemis (equivalente à deusa romana Diana), protetora da caça, das mulheres e das virgens.

Paulo foi a Éfeso em sua terceira viagem missionária, e sua pregação incomodou a adoração popular à deusa Ártemis. Em Atos 19:23 a 41 (NVI), está relatado que Demétrio, artífice de miniaturas de prata de Ártemis, suscitou um levante contra Paulo. Disse aos colegas ourives: “Não somente há o perigo de nossa profissão perder sua reputação, mas também de o templo da grande deusa Ártemis cair em descrédito e de a própria deusa, adorada em toda a província da Ásia e em todo o mundo, ser destituída de sua majestade divina.” Inflamados pelo discurso de Demétrio, as multidões bradaram por cerca de duas horas: “Grande é a Ártemis dos efésios!”

Os ourives efésios ficaram ofendidos pelo ensino de Paulo de que “os deuses feitos por mãos humanas não são deuses” (At 19:26, NVI). “Cessado o tumulto, Paulo mandou chamar os discípulos e, depois de encorajá-los, despediu-se e partiu para a Macedônia” (At 20:1). Aparentemente, a deusa Ártemis e seus ourives efésios triunfaram, mas não para sempre. Embora o templo tenha sido reconstruído após ser saqueado e destruído pelos ostrogodos em 268 d.C., ele perdeu a importância com a disseminação do cristianismo.

Lembre-se: os deuses feitos por seres humanos vêm e vão, assim como quem os fabrica. Somente aqueles cuja fé está ancorada no único Deus verdadeiro e em Sua Palavra permanecerão para sempre.