Sexta-feira
10 de agosto
Reconversão
Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado. Lucas 15:32, NVI

Irmãos e irmãs que vivem sob o mesmo teto podem desenvolver caráter diferente e seguir caminhos distintos, como foi o caso de Esaú e Jacó (Gn 25:21-34). Na família de Tiago e Ellen White, o filho mais velho, Henry Nichols, tinha uma personalidade mais estável, enquanto seu irmão, James Edson, era cheio de altos e baixos, especialmente no aspecto financeiro. Além disso, sua vida espiritual também não era como deveria. Ao longo dos anos, Ellen escreveu a ele diversas cartas de apelo, mas sem muitos resultados positivos.

Certa vez, Edson chegou a confessar em carta à mãe: “Não possuo nenhuma inclinação religiosa.” Ellen percebia que Satanás estava desencaminhando seu filho e orava com fervor por ele. Numa ocasião, enviou-lhe uma longa carta e apelou: “Sua história religiosa não precisaria ser tão vacilante, mas firme e verdadeira. Entretanto, você é livre para seguir o próprio rumo. Você tem sido forte em um momento, mas trôpego no outro. Estou resolvida a adverti-lo e fazê-lo ouvir: ‘Este é o caminho’” (Carta 123, 1893). Esse apelo se tornou o ponto de virada na vida de Edson.

No dia 10 de agosto de 1893, ele escreveu à mãe: “Entreguei-me plena e totalmente e nunca desfrutei tanto a vida quanto agora. Por anos, tenho sentido tamanha pressão, com tanto para realizar e isso ficava em meu caminho. Agora entreguei tudo a meu Salvador, e o fardo não pesa mais sobre mim. Não sinto o desejo de participar de diversões e prazeres que consistiam na soma das minhas alegrias de antes, mas meu prazer está nos encontros para cultuar com o povo de Deus, de uma maneira que nunca havia sentido antes.” Alguns dias depois, acrescentou: “Provei como é andar nos próprios caminhos e como é triste! Agora desejo o caminho de Deus e sei que ele será bom.” A partir de então, Edson teve uma vida espiritual muito estável.

Talvez você também tenha tentado administrar sua vida à própria maneira, sem sucesso. Neste momento, você pode se entregar por completo a Deus. Se necessário, pode passar por uma nova experiência de conversão, assim como o filho pródigo (Lc 15:11-32). Nosso Pai celestial está mais do que disposto a aceitar e a transformar você em um cidadão de Seu reino eterno. Creia nisso!