Quarta-feira
15 de agosto
Sonhos colossais
Os demais acontecimentos do reinado de Ezequias, todas as suas realizações, inclusive a construção do açude e do túnel que canalizou água para a cidade, estão escritos no livro dos registros históricos dos reis de Judá. 2 Reis 20:20, NVI

Nem todas as árvores produzem frutos sempre na mesma época. Algumas, como a figueira, podem frutificar a cada dois anos. Desde a semente, o abacateiro pode levar de cinco a treze anos até estar maduro o suficiente para dar frutos. Da mesma maneira, nem todos os nossos melhores sonhos se materializam tão rapidamente quanto gostaríamos. Dois projetos extraordinários de engenharia hidráulica podem ilustrar muito bem esse princípio.

O primeiro é o túnel de Siloé, também conhecido como túnel de Ezequias. Jerusalém vivia a iminência de um cerco assírio, liderado por Senaqueribe. A fim de garantir um suprimento seguro de água, o rei Ezequias ordenou a escavação de um túnel de rocha que levasse água da fonte de Giom até o tanque de Siloé. Com 533 metros de comprimento e um declínio de 30 centímetros, o túnel curvo foi escavado por duas equipes: um grupo cavando de um lado da rocha, e o outro, do outro lado, encontrando-se depois no meio. Esse projeto impressionante foi concluído durante o reinado de Ezequias.

Outro grande projeto é o Canal do Panamá, que conecta o oceano Atlântico ao Pacífico. Pedro Arias Dávila, o governador que fundou a cidade do Panamá em 1514, recebeu da coroa espanhola a incumbência de encontrar um lugar natural para unir os dois oceanos. Com o tempo, muitos passos importantes foram dados. Por fim, no dia 15 de agosto de 1914, um canal de 77 quilômetros foi inaugurado com a primeira embarcação a atravessá-lo. Somente quatro séculos mais tarde o sonho original foi plenamente implementado.

Conforme já mencionado, nem todas as árvores dão fruto ao mesmo tempo. Nem todos os nossos sonhos podem virar realidade na mesma época. É possível que alguns de nossos melhores planos levem mais do que nosso tempo de vida para se tornar realidade. Seja humilde o suficiente para dar o seu melhor em tudo aquilo que fizer, mesmo que outros recebam a honra por um projeto que você iniciou ou desenvolveu. Se sua intenção for glorificar a Deus em tudo que realizar (Mt 5:16; 1Co 10:31), não precisa se frustrar caso não receba louvores por suas conquistas.