Domingo
23 de setembro
Mortos-vivos
O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo O agrada. Provérbios 15:8

Imagine a seguinte situação: alguém acorda de manhã bem cedo, abre os olhos e decide respirar bem fundo. Aquela é a primeira de duas inspirações que a pessoa fará no dia. Ela vai guardar aquele ar até a noite quando voltar para casa após o trabalho. Em casa novamente, inspirará mais uma vez para que possa guardar ar para a noite de sono.

O que você acha dessa situação? Um absurdo? Loucura? Concordo com você. Essa é uma situação impensável do ponto de vista da fisiologia humana. Ninguém conseguiria viver assim.

Tão absurdo e louco quanto querer ter vida sem respirar é querer ser cristão sem orar. A oração é para a vida espiritual o que a respiração é para a vida física, ou seja, se você não orar será um morto-vivo espiritual.

A oração é uma das condições que Deus nos deixou para que pudéssemos avançar na vida espiritual. Quando Salomão estava inaugurando o templo, o Senhor deu uma série de conselhos ao povo: “E se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a Minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14, ARC).

Orientações sobre a necessidade de orar são encontradas muitas vezes na Bíblia. Jesus, por exemplo, disse: “Peçam e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos Céus, dará coisas boas aos que Lhe pedirem!” (Mateus 7:7-11, ARA). Nessa passagem, Jesus nem explica o motivo para orarmos; Ele simplesmente nos dá uma ordem para orar. A ordem de Jesus deveria ser mais que suficiente para implementarmos esse hábito em nossa vida.

Ellen White escreveu que “a oração é a respiração da alma”. Muitos de nós, porém, estamos andando pela vida como “zumbis espirituais”. Caminhando, mas mortos por falta de respiração espiritual.

O Céu nos desafia a orar várias vezes ao dia durante as nossas mais variadas atividades. Assim estaremos sempre renovando as forças para as batalhas espirituais que estamos enfrentando.