Domingo
23 de setembro
Hospitalidade
Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação. 1 Pedro 4:9

Recentemente, o pastor da minha igreja falou à congregação sobre hospitalidade. Depois de cada ilustração, ele dizia: “Você está praticando a hospitalidade?”

Para muitos de nós, era uma pergunta embaraçosa. Havia silêncio; ninguém ousava dizer: “Sim, estou.”

A repetida pergunta do pastor me fez lembrar da hospitalidade estendida a estranhos por meu filho Micky, então com sete anos de idade.

Num dia quente, cansada de corrigir provas, deitei-me no sofá para descansar um pouco. Logo a seguir, caí no sono.

Um casal chamou ao portão. Micky, que brincava lá fora, convidou-os para entrar. Ele os deixou muito à vontade, pedindo que se assentassem. Ele me sacudiu, mas meu sono era pesado. Talvez ele estivesse nervoso ao receber os visitantes sozinho, mas lhes ofereceu suco. Posteriormente, contaram-me que Micky fez várias perguntas ao casal. Ele falava como um garoto crescido.

De repente, abri os olhos e vi um casal sentado no sofá, com copos de suco nas mãos. Fiquei aturdida. Não sabia quem eram aquelas pessoas. Os estranhos, porém, estavam, obviamente, gostando da conversa com meu filho.

Sentei-me de imediato. Antes que eu pudesse dizer alguma coisa, meu filho disse: “Mamãe, esse titio e a titia moram em nossa comunidade. Eu vejo eles todos os dias, quando ando de bicicleta.”

O casal se pôs em pé e disse: “Oi, irmã! Que filho querido você tem! Apreciamos a hospitalidade dele.” E relataram o cenário todo para mim. Em resposta, sorri para eles. Eles disseram: “Somos novos nesta comunidade. Estamos tentando fazer amizades e é por isso que estamos aqui na sua casa.” Dali em diante, eles se tornaram nossos amigos chegados.

Eu me descontraí e fiquei feliz por saber que meu filho havia sido hospitaleiro com desconhecidos. Hoje, ele está casado e continua sendo hospitaleiro. Louvo a Deus por ele.

Na Bíblia, vemos que Abraão também ofereceu hospitalidade a estranhos – sem saber que eram anjos. A Bíblia ensina a importância de sermos hospitaleiros.

Sejamos mutuamente hospitaleiros e desfrutemos as bênçãos de Deus ao longo desse processo.

Premila Masih